Cancro do Pulmão – Prevenção

Publicidade

A prevenção do cancro do pulmão passa fundamentalmente pela adopção de hábitos saudáveis, nomeadamente não fumar e evitar ambientes de fumo. Passa também por estar alerta aos sintomas da doença, devendo consultar o seu médico caso os mesmos se manifestem.

No caso de ser um fumador habitual, deverá realizar consulta periódica com o seu médico de família ou um pneumologista, para efectuar um diagnóstico precoce do cancro do pulmão. Poderá também realizar uma consulta de cessação tabágica numa das nossas unidades.

Em 2011 ficou estabelecido que a tomografia computadorizada (TC) de baixa dosagem é um procedimento válido e seguro para fazer rastreio de cancro do pulmão em populações com risco essencialmente baseado na carga tabágica.

 

Os critérios de inclusão num programa de diagnóstico precoce são:

Idade entre os 55-74 anos, com indicador superior a 30 unidade de maço ano (UMA – calculado pelo nº de maços por dia multiplicado pelo nº anos que o doente fuma) e cessação do tabaco há menos de 15 anos

Ou

Idade superior a 50 anos, indicador UMA superior a 20 e presença de outros factores de risco: doença pulmonar (DPOC, fibrose), antecedentes familiares de cancro do pulmão, exposição ocupacional ou antecedentes pessoais de cancro.


Dúvidas relacionadas


Olhos inchados: quais as causas e tratamento?

Os olhos (na verdade, geralmente as pálpebras) podem ficar inchados por diversos motivos, quando estão inflamadas, quando a inflamação ocorre no(s) olho(s), ou quando há um excesso de fluidos (edemas) nos tecidos conjuntivos em torno dos olhos. Este inchaço pode ser doloroso ou não e afetar os olhos, as pálpebras superiores e as inferiores. A inflamação pode ser devida a:


Como tratar terçol?

Para fazer o tratamento do terçol ou hordéolo deve-se realizar a limpeza do olho sempre sempre que necessário e fazer compressas mornas e suaves massagens, cerca de 4 vezes ao dia, por 10 minutos.


Como curar feridas na boca

As feridas na boca podem ter caraterísticas diferentes e serem causadas por motivos diferentes, sendo assim, o tratamento definitivo será baseado na sua causa.


Práticas integrativas ajudam contra a depressão

As práticas integrativas são importantes para complementar o tratamento de diversos distúrbios e doenças, incluindo a depressão.


Publicidade
Publicidade

Dr Manoel Mendonca Souza – Juiz De Fora – MG



Sindicato De Arcoverde – Arcoverde – PE