Cancro do Testículo – Prevenção

Publicidade

Não existem estratégias de prevenção para o cancro do testículo, nem estão instituídas práticas de prevenção e diagnóstico precoce do mesmo.

Deverá estar atento a eventuais sintomas e consultar o seu médico, caso os mesmos se apresentem.


Dúvidas relacionadas


Gostaria de saber mais sobre fístula anal, o que pode ter causado? Pode tratar com medicamentos ou é preciso cirurgia?

Fístula anal, ou perianal, na grande maioria das vezes é causada por um abscesso.


Meus olhos estão amarelos e a urina está escura, o que pode ser?

Olhos amarelos e urina escura podem ser sintomas de doença no fígado ou na vesícula biliar, as mais comuns são: Hepatite A, B, C, Hepatite autoimune e coledocolitíase (pedra na vesícula).


Dieta vegetariana – Prevenção

A dieta vegetariana deve ser complementada com Vitamina B12 pois esta só é encontrada em alimentos de origem animal. A sua falta pode provocar anemia e danos neurológicos graves no seu bebé. Se forem sugeridos outro tipo de suplementos pelo seu médico será porque considera essenciais para o seu bebé e para o seu adequado crescimento e desenvolvimento.

Não devem ser oferecidos alimentos de difícil digestão: fritos, mel, conservas ou fumados e alimentos que apresentem risco de asfixia (frutos secos e frutos de caroço).

A comida preparada em casa pode ser conservada no frigorífico até 2 dias ou congelada.

Não devem ser adicionados sal, açúcar ou especiarias até aos 12 meses.

A comida sólida deve ser oferecida à colher e nunca no biberão.

Deve ser respeitada a dose máxima de fibras diária (0,5 g/kg/dia) porque esta pode limitar a ingestão e absorção adequada de nutrientes.

A dieta vegetariana deve ser idealmente acompanhada pelo seu médico assistente e por uma equipa de Nutrição.


Conflito Femoro-Acetabular – O que é

O conflito femoro-acetabular foi recentemente identificado e corresponde a uma condição em que existe um conflito mecânico entre o fémur e o acetábulo (cavidade do osso ilíaco onde se encaixa a cabeça do fémur).

Nesta condição, existe uma anomalia na forma dos ossos na região da anca, o que não permite um encaixe adequado, originando um atrito excessivo entre eles, que conduz ao seu desgaste.

No conflito femoro-acetabular desenvolvem-se esporões ósseos na cabeça do fémur e/ou no acetábulo que obrigam os ossos a chocar uns contra os outros em vez de deslizarem suavemente. Esse atrito desgasta a cartilagem articular causando um quadro de osteoartrite.

É a doença da anca mais frequente do adulto jovem e afeta sobretudo desportistas, em especial bailarinos, praticantes de artes marciais ou yoga, hóquei em patins e futebolistas. De facto, nestas atividades desportivas, ocorrem movimentos repetidos da anca de grande amplitude, forçando um contacto anómalo entre as diversas estruturas da articulação da anca.


Publicidade
Publicidade

Clara Maria Bernardi Cavalcanti – Curitiba – PR