Cancro dos Ossos – O que é

Publicidade

O cancro primário do osso – osteosarcoma – é um tumor maligno com origem em células que formam osso, os osteoblastos  e pode aparecer, sobretudo, no joelho ou parte superior do braço. É o cancro mais frequente do osso, principalmente em adolescentes. Pode raramente ter origem em tecido não ósseo.

O cancro secundário do osso, são lesões ósseas que são formadas por células originárias noutros órgãos que circularam pelos vasos e se implantaram nos ossos. A esta condição dá-se o nome de metástases ósseas, frequentes com o cancro da próstata, do pulmão e da mama. O cancro secundário do osso é muito mais frequente do que os tumores primários do osso.

Por se tratarem de tumores raros devem ser abordados por equipa experientes, tanto no diagnóstico, como no tratamentos dos diferentes tipos de cancro.


Dúvidas relacionadas


Cálculo renal: como saber se tenho pedra nos rins?

Os sintomas de cálculo renal podem incluir cólicas renais, presença de sangue na urina, dor ao urinar, náuseas, vômitos e vontade urgente de urinar. Dependendo do tamanho e da localização do cálculo, pode haver saída de pequenos pedaços da pedra juntamente com a urina.


Laqueadura (ligadura de trompas): como é feita e como funciona?

A laqueadura pode ser feita durante a cesariana, ou em outros períodos previamente agendados e discutidos com o médico, sempre seguindo a legislação brasileira, em relação a esse procedimento.


Tratamentos Dentários – O que é

A endodontia corresponde à área da Medicina Dentária que engloba o tratamento da polpa dentária.

A polpa dentária é um órgão composto por nervos e vasos sanguíneos, que se encontram no interior do dente, e vulgarmente chamado de “nervo”. Quando este tecido é afetado, seja por exemplo por fratura ou cárie, existe um estado inflamatório que pode envolver dores ao frio.

Se esta agressão continuar, sem que o dente seja tratado, o estado inflamatório torna-se de tal maneira avançado, que a polpa dentária perde a capacidade de defesa e recuperação. Perante este estado irreversível, normalmente acompanhado por dores intensas e prolongadas ao frio, ao quente, ou mesmo espontâneas, torna-se necessária a remoção completa da polpa dentária, ou seja, a realização de um tratamento endodôntico.


Intolerância alimentar – Sintomas

Quando um alimento irrita o estômago ou existe dificuldade em fazer adequadamente a sua digestão, podem ocorrer sintomas como:

Flatulência, dores e distensão abdominal
Azia
Dores de cabeça
Irritabilidade ou nervosismo


Publicidade
Publicidade

Lessandra Da Silva Teixeira – Lins – SP



Cedire Video Endoscopia – Recife – PE