Cancro Neuroendócrino – Prevenção

Publicidade

Os doentes com os síndromes familiares ou as doenças referidas em Fatores de Risco podem ser alvo duma vigilância mais apertada por parte do médico assistente.


Dúvidas relacionadas


Nutricionista – Alimentação

É o profissional responsável por avaliar as suas necessidades nutricionais e passar uma dieta ou reeducação alimentar adequada para cada tipo de organismo.


Cartilha Benefícios do Sol

Veja como dosar a exposição solar para tirar proveito dos benefícios do sol para a saúde


Cancro do colo do útero – O que é

O cancro do colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum em mulheres em todo o mundo e continua a ser uma das principais causas de morte relacionada com o cancro em mulheres, em países em desenvolvimento.

 

Com raras exceções, o cancro do colo do útero resulta da infeção genital pelo vírus do Papiloma Humano (Human Papillomavirus – HPV). Embora as infeções por HPV possam ser transmitidas por vias não sexuais, a maioria resulta do contato sexual. Consequentemente, os principais fatores de risco identificados em estudos epidemiológicos são os seguintes:

Inicio da atividade sexual em idade muito precoce
Múltiplos parceiros sexuais
Parceiros masculinos promíscuos
História das doenças sexualmente transmissíveis

 

A infeção pelo HIV, por exemplo, está associada a um aumento de 5 vezes no risco de cancro do colo do útero.

O cancro do colo do útero é no geral um tumor de crescimento lento e é precedido de alterações celulares chamadas displasias, em que células alteradas começam a aparecer colo do útero.


Homem com apenas um testículo produz menos testosterona? Como resolver isso?

Homem com apenas um testículo não produz menos testosterona e, na maioria dos casos, os níveis de testosterona estão normais.


Publicidade
Publicidade

Rossini Rodrigues Machado Franca Sp – Franca – SP