Cataratas – O que é

Publicidade

A catarata corresponde a uma opacificação do cristalino – uma das estruturas do olho responsável pela focagem das imagens e, como o nome sugere, é transparente – causando uma diminuição da visão. Quando perde essa transparência, a luz passa com maior dificuldade e, como tal, a visão diminui.

As cataratas podem afetar um ou os dois olhos e podem evoluir com ritmos diferentes em cada um deles. Não correspondem a uma doença contagiosa e, por isso, não se transmitem de um olho para o outro.

A maioria das cataratas relaciona-se com a idade e corresponde a um processo degenerativo, sendo estas mais comuns nas pessoas mais idosas. Contudo, pode ser evidente algum grau de opacificação do cristalino a partir dos 40 anos de idade, de um modo geral, não associado a sintomas.

A catarata continua a ser uma das principais causas de cegueira curável no mundo. Em Portugal, estima-se que cerca de 170 mil pessoas sofram desta doença, sendo que seis em cada dez pessoas com mais de 60 anos apresentam sinais.


Dúvidas relacionadas


Lesões do punho e mão – O que é

As lesões do punho e da mão são das mais frequentes em traumatologia.

 Alguns dos desportos que se associam a lesões da mão e punho são o hóquei, skating, ciclismo e boxe. As crianças e os adolescentes apresentam mais lesões do punho do que os adultos.  Das lesões desportivas, 3 a 9% envolvem a mão e punho. No futebol, essa percentagem pode chegar a 14% e na ginástica a valores entre 46 e 87%. 

 Embora sejam comuns, muitos atletas não procuram tratamento e esse atraso pode causar problemas a longo prazo.


Tumores da órbita – Sintomas

Dependem das características e localização do tumor. Poderá ser notada uma proeminência progressiva do globo ocular, visão dupla, queda da pálpebra superior ou redução da acuidade visual.


Aneurisma cerebral – Sintomas

A maioria dos aneurismas cerebrais não se associam a sintomas até ao momento em que aumentam de dimensões ou que rompem. Os indícios resultam da compressão das estruturas adjacentes e podem incluir dor por cima e em torno dos olhos, sensação de formigueiro, fraqueza ou paralisia num dos lados da face, pupilas dilatadas, alterações da visão, fotofobia.

Quando ocorre hemorragia, o principal sintoma é uma dor de cabeça de início súbito e extremamente forte, associada a visão dupla, náuseas, vómitos, rigidez da nuca e perda da consciência. Por vezes ocorrem episódios de cefaleias mais ligeiras nos dias anteriores à rotura.


Quais os riscos da cirurgia de ponte de safena?

Os riscos e as complicações da cirurgia de ponte de safena estão relacionados com a seleção do paciente e à experiência cirúrgica da equipe. A cirurgia de revascularização do miocárdio apresenta muitos riscos, mas pode ser a única forma de tratamento para alguns pacientes.


Publicidade
Publicidade

Cons Medico Rubens Tadeu Arbex Biagi – Sao Paulo – SP



Marcelo Da Silveira – Barretos – SP