Clamídia genital – O que é
A clamídia genital é uma infeção causada pela bacteria Chlamydia Trachomatis.
É, juntamente com as infeções pela bactéria Neisseria Gonorrhoeae, uma das doenças de transmissão sexual mais frequentes e a sua incidência tem vindo a aumentar. Considerando que muitos dos casos são assintomáticos, é provável que a sua ocorrência seja ainda mais elevada do que se pensa. Nos Estados Unidos da América, estima-se o aparecimento de cerca de 2,8 milhões de novos casos todos os anos. Num estudo realizado em Portugal, verificou-se uma prevalência global de infeção de cerca de 3%, com um predomínio no género masculino (83,3%).
Dúvidas relacionadas
Soltar gases pela vagina é normal? O que pode ser?
Gases que saem pela vagina, principalmente durante o ato sexual, são normais. O ar que entra no canal vaginal durante a relação e sai sob pressão faz um barulho semelhante ao dos gases intestinais.
Dermatite seborreica tem cura? Qual o tratamento?
Dermatite seborreica não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada, pode passar períodos em remissão. Trata-se de uma doença crônica, com períodos em que os sintomas melhoram ou pioram.
Catarata infantil – Causas
A maioria das cataratas infantis não tem uma causa definida, embora possam ser hereditárias, ou ter outras causas (como infeções intrauterinas, síndromes cromossómicos ou doenças metabólicas).
Obstrução da via lacrimal – O que é
Após ser produzida, a lágrima é drenada a partir da porção interna das pálpebras até à cavidade nasal. Por vezes essa via pode ficar obstruída, conduzindo a queixas persistentes de lacrimejo (nestes casos denominado de epífora). O excesso de lágrima pode, contudo, ser causado não por uma deficiente drenagem mas antes por um aumento da sua produção, associado por exemplo a patologia da superfície ocular. Desta forma, perante queixas de lacrimejo excessivo ou sensação de olho húmido torna-se importante um exame detalhado por um Oftalmologista para a identificação da causa.