Cólera – O que é

Publicidade

Trata-se de uma infeção do intestino delgado causada por uma bactéria (Vibrio Cholerae). Esta é capaz de produzir uma toxina que o estimula a segregar grandes quantidades de um líquido rico em sais e minerais, causando diarreias muito graves.

É uma forma de diarreia infecciosa aguda que, se não for tratada, pode causar a morte em poucas horas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que, em cada ano, ocorram três a cinco milhões de casos de cólera, causando entre cem mil a duzentas mil mortes.

Esta doença transmite-se através da ingestão de água, mariscos ou outros alimentos contaminados pelos excrementos de pessoas infetadas. Surge, habitualmente, em determinadas zonas da Ásia, Médio Oriente, África e América Latina, ocorrendo os surtos nos meses de calor. A incidência é mais elevada entre  as crianças.

A infeção pode ser causada por outras espécies da bactéria Vibrio. Neste cenário, a diarreia costuma ser muito menos grave do que a da cólera.


Dúvidas relacionadas


Como saber meu tipo sanguíneo?

É possível saber o tipo sanguíneo através de exame de sangue (tipagem sanguínea), doação de sangue ou ainda consultando exames anteriores que tenham essa informação, como o teste de tipagem sanguínea do recém-nascido, realizado juntamente com o teste do pezinho.


Tirar o gesso antes da hora faz mal?

Tirar o gesso antes da hora faz mal porque a fratura pode não estar totalmente consolidada, ou seja, o osso pode não ter “colado” totalmente e portanto não está preparado para receber cargas ou esforços considerados normais no dia-a-dia.


Intolerância à lactose – Doenças e Tratamentos

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas.


Fratura do colo do fémur – O que é

As fraturas do colo do fémur ocorrem entre a cabeça do fémur e a região pertrocantérica (entre o pequeno e o grande trocânter).

 

Correspondem a 50% das fraturas proximais do fémur; ocorrem nos homens, em média, aos 72 anos e nas mulheres, aos 77 anos.

 

Vários estudos confirmam o aumento exponencial da incidência das fraturas proximais do fémur com o avanço da idade, sendo este aumento acentuado a partir dos 65 anos e para ambos os sexos.

 

Tipologia de fraturas:

 

Trauma de baixa energia – mais frequente em idosos – queda com impacto no grande trocânter

 

Trauma de alta energia – doentes jovens e idosos – queda de altura e acidentes de viação

 

Stress cíclico – mais frequentes em atletas, recrutas militares e bailarinas


Publicidade
Publicidade

Fiosovita Clinica De Fioterapia Ltda – Apiuna – RJ



Clinica Cabral – Curitiba – PR