Como incluir exercícios em sua vida
Dúvidas relacionadas
Aneurisma da aorta abdominal – O que é
O aneurisma da aorta abdominal (AAA) infrarrenal é uma doença relativamente frequente, denominando-se como tal sempre que a dilatação for superior a três centímetros.
Resulta de uma fraqueza estrutural da parede arterial, nomeadamente da túnica média, sendo a sua causa mais frequente a aterosclerose. Nestas situações tem em regra uma distribuição focal, com localizações preferenciais na aorta abdominal infrarrenal e nas artérias poplítea e subclávia.
É mais frequente a partir dos 65 anos, mais comum no sexo masculino e a sua prevalência é maior em pacientes com doença coronária ou arterial oclusiva periférica e em portadores de aneurismas periféricos.
Se a prevalência na população portuguesa for semelhante à de outros países europeus, poder-se-á admitir que pode haver cerca de 500 novos casos por ano, com tendência a aumentar, consequência do progressivo envelhecimento da população.
A sua importância clínica deriva essencialmente da irreversibilidade da dilatação arterial e do seu carácter progressivo, a qual pode conduzir à rutura, situação fatal se não tratada cirurgicamente, e associada a elevada mortalidade – 80% nas melhores séries publicadas, o que contrasta com um risco cirúrgico mínimo (menor que 4%) – quando é tratado de forma programada.
O que significa Papanicolau Classe II?
Estenose cervical – Sintomas
Muitas pessoas com mais de 50 anos têm as dimensões do canal cervical diminuídas sem no entanto terem quaisquer queixas. O canal cervical estenosado só dá sintomas quando existe compressão da medula ou das raízes nervosas cervicais mas os sintomas geralmente surgem lenta e gradualmente e são essencialmente:
rigidez e dor cervical com ou sem fraqueza muscular do ombro, braço, antebraço ou mão
alterações do equilíbrio e coordenação motora como marcha arrastada e a tropeçar com frequência
perda de controlo da urina e fezes (nos casos mais graves)
Ocasionalmente e no contexto de um canal estenótico cervical diagnosticado, podemos verificar um agravamento súbito da sintomatologia com um quadro muito exuberante de ataxia espinhal e descoordenação motora e de equilíbrio que se podem instalar em algumas horas apenas necessitando de intervenção cirúrgica urgente para descompressão