Comportamentos saudáveis para cultivar com as crianças durante a pandemia

Publicidade

Estar perto dos pequenos nesse período pode ser um convite para uma vida mais saudável


Dúvidas relacionadas


Otosclerose – O que é

A otosclerose é uma causa frequente de surdez. Ocorre mais frequentemente no sexo feminino entre os 20 e os 40 anos. Começa normalmente num dos ouvidos mas, em mais de 80% dos casos, acaba por ter envolvimento bilateral. Trata-se de uma doença hereditária pelo que se deve investigar sempre a história familiar uma vez que em mais de metade dos casos há uma história de perda auditiva na família.


Mastigação – Alimentação

O ato de mastigar ou triturar os alimentos com os dentes é importante para que eles cheguem mais facilmente ao estômago, garantindo saciedade e uma boa digestão. Quanto mais os alimentos são mastigados, mais rápido vem a sensação de saciedade.


Parar de fumar na velhice aumenta longevidade

O cigarro está relacionado ao agravamento de várias doenças que diminuem a expectativa de vida. Parar de fumar traz benéficos evidentes aos idosos


Discalculia – Sintomas

Pode ser difícil identificar corretamente uma perturbação da aprendizagem. Os sinais indicadores da discalculia incluem várias dificuldades:

Na identificação de números (visual e auditiva)
Em estabelecer uma correspondência recíproca (contar objetos e associar um número a cada um)
Em perceber conjuntos e quantidades
No cálculo
No entendimento do conceito de medida
Na aprendizagem das horas
Na compreensão do valor das moedas
No entendimento da linguagem matemática e dos símbolos
Em resolver problemas orais

A discalculia pode associar-se a uma deficiente organização visuo-espacial e integração não verbal (as crianças não conseguem distinguir rapidamente as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos), a dificuldades em observar grupos de objetos e dizer qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular distâncias, a distúrbios ao nível da imagem corporal, a desorientação (na distinção esquerda-direita), na perceção social e na realização de julgamentos e a um desempenho em testes de inteligência superior nas funções verbais comparativamente às funções não verbais.

As crianças com perturbações da aprendizagem podem ter mais dificuldades em compreender e seguir instruções, em recordarem o que lhes é dito, exibem má coordenação na marcha, no desporto ou, até, em gestos simples como segurar um lápis, perdem facilmente ou arrumam mal os livros e os trabalhos de casa, não entendem bem o conceito de tempo, tendem a ser renitentes na realização de tarefas que envolvem leitura, escrita ou matemática e podem apresentar um comportamento hostil ou de desafio em relação a esses deveres.


Publicidade
Publicidade

Heads Clinicas Dr Ferd Schreen – Sao Paulo – SP



Centro Viva Vida De Brasilia De Minas – Brasilia De Minas – MG



Juliana Da Silva Faisca – Marica – RJ