Conflito Femoro-Acetabular – O que é

Publicidade

O conflito femoro-acetabular foi recentemente identificado e corresponde a uma condição em que existe um conflito mecânico entre o fémur e o acetábulo (cavidade do osso ilíaco onde se encaixa a cabeça do fémur).

Nesta condição, existe uma anomalia na forma dos ossos na região da anca, o que não permite um encaixe adequado, originando um atrito excessivo entre eles, que conduz ao seu desgaste.

No conflito femoro-acetabular desenvolvem-se esporões ósseos na cabeça do fémur e/ou no acetábulo que obrigam os ossos a chocar uns contra os outros em vez de deslizarem suavemente. Esse atrito desgasta a cartilagem articular causando um quadro de osteoartrite.

É a doença da anca mais frequente do adulto jovem e afeta sobretudo desportistas, em especial bailarinos, praticantes de artes marciais ou yoga, hóquei em patins e futebolistas. De facto, nestas atividades desportivas, ocorrem movimentos repetidos da anca de grande amplitude, forçando um contacto anómalo entre as diversas estruturas da articulação da anca.


Dúvidas relacionadas


Psoríase – Sintomas

As suas manifestações podem ser ligeiras, moderadas ou graves, dependendo da extensão de pele afetada. As formas ligeiras correspondem a um compromisso inferior a 3%, as moderadas entre 3% a 10% e as graves são aquelas em que mais de 10% da pele se encontra afetada.

Felizmente, a forma ligeira é a mais comum (80% dos casos). Contudo, mesmo esta pode apresentar um impacto muito negativo na qualidade de vida, sobretudo quando surge nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés.

Os sintomas desta doença dependem do seu tipo e da sua localização. Como regra, um paciente apresenta apenas um tipo de psoríase de cada vez. A de placas é a mais frequente, correspondendo a cerca de 80% do total, e causa prurido e, quando coçada, as placas tornam-se mais espessas. Já as unhas ficam frágeis e quebradiças.

Existem outros tipos como: a gutata (pequenas manchas vermelhas individualizadas); a inversa (ocorre sobretudo nas pregas de pele); a pustular (formação de bolhas com pus rodeadas por pele avermelhada); e a eritrodérmica (inflamação mais intensa da pele, assemelhando-se a uma queimadura; atinge grandes extensões de pele e acompanha-se de prurido intenso, dor e aceleração do ritmo cardíaco), exigindo observação médica urgente.


Saiba como deixar o encontro com os amigos mais saudável

Sair com os colegas de trabalho para aquele almoço de sexta-feira com uma feijoada ou receber os amigos e a família para um churrasco.


Verruga – Doenças e Tratamentos

As verrugas são lesões benignas da pele, produzida pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV).


Rouquidão – Sintomas

A rouquidão ou disfonia não é uma doença mas sim um sintoma que pode estar presente em diferentes patologias. é um temo geral que define a alteração da qualidade e da potência da voz. A voz torna-se menos clara, com uma tonalidade grave e menos audível.

habitualmente benigna, tende a normalizar em alguns dias. Se persistir por mais de duas semanas, é recomendável uma consulta médica.


Publicidade
Publicidade

Acupuntura no Belém – São Paulo – SP



Lia Almeida Ribeiro De Andrade – Franca – SP