Défice de atenção – O que é

Publicidade

O défice de atenção corresponde à ocorrência de períodos de atenção escassos ou breves e uma impulsividade exagerada para a idade. Este défice pode associar-se ou não à hiperatividade. Embora seja mais comum nas crianças, pode também afetar os adultos.

Este problema afeta cerca de 5% a 10% das crianças em idade escolar e é 10 vezes mais frequente em rapazes do que em raparigas.

As primeiras manifestações costumam surgir antes dos quatro anos e quase sempre antes dos sete. O défice de atenção, isolado ou associado a hiperatividade, gera problemas em casa, na escola, no trabalho e nas relações interpessoais, pelo que o seu reconhecimento e abordagem são fundamentais.


Dúvidas relacionadas


Antibiótico pode causar queda de cabelo?

É possível alguns antibióticos como a gentamicina causarem queda de cabelo, contudo a grande maioria dos antibióticos não causam esse problema. Quando ocorre a queda de cabelo é transitória e não acontece em todas as pessoas, assim como outros efeitos colaterais do antibiótico.


Quem já teve sífilis pode ter filhos?

Sim, quem já teve sífilis pode ter filhos, desde que a doença tenha sido tratada e os exames de sangue confirmem que a mulher e o homem estejam curados.


Vaginose bacteriana: como identificar e tratar?

A vaginose bacteriana é a causa mais comum de corrimento vaginal na mulher. Ela pode causar sintomas que incomodam o dia a dia da mulher e aumentar o risco de adquirir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).


Toxoplasmose – O que é

É uma infeção causada por um parasita, o Toxoplasma gondii. A reprodução sexual deste parasita ocorre apenas nas células que revestem o intestino dos gatos. Assim, os ovos do parasita encontram-se nas fezes destes felinos.

A toxoplasmose é uma das parasitoses mais comuns em gatos apresentando uma prevalência mundial entre 5,5% e 97,4%. Este parasita infeta quase um terço da população mundial, embora a sua prevalência nos países industrializados tenha vindo a diminuir nos últimos 30 anos, com uma incidência nos indivíduos entre os 15 e os 45 anos de 10% a 50%.

Nos Estados Unidos, estima-se que existam cerca de 60 milhões de pessoas infetadas por este parasita. Em Portugal, alguns dados apontam para uma prevalência de infeção de cerca de 60% na população com idade superior a 30 anos.


Publicidade
Publicidade

Invimude Clinica Dermatologica Nutrologia – Rio De Janeiro – RJ