Défice de atenção – Sintomas

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A sua principal característica é a dificuldade na manutenção de níveis contínuos de atenção, de concentração e de persistência nas tarefas. Uma criança que sofre desta perturbação também pode ser impulsiva e hiperativa.

O défice de atenção na idade pré-escolar associa-se a ansiedade, problemas de comunicação e de relacionamento e comportamento inadequado. Outros sinais comuns são a agitação constante das pernas, agitar e esfregar as mãos, falar impulsivamente, esquecer facilmente as coisas e ser desorganizado. A agressividade é rara. Cerca de 20% das crianças com esta patologia apresenta dificuldades de aprendizagem e cerca de 90% têm mau desempenho escolar.

Na adolescência, pode ocorrer depressão, ansiedade ou agressividade. Embora a impulsividade e a hiperatividade tenham tendência a diminuir com a idade, a falta de atenção e os sintomas associados podem permanecer até à idade adulta.


Dúvidas relacionadas


Vaginite – Sintomas

Os seus sintomas podem variar dependendo do que causa a infeção ou a inflamação. Algumas das manifestações mais comuns são:

Corrimento vaginal anormal com odor desagradável
Sensação de queimadura fora da vagina durante a micção
Prurido ao redor da vagina
Desconforto durante as relações sexuais


Discalculia – Sintomas

Pode ser difícil identificar corretamente uma perturbação da aprendizagem. Os sinais indicadores da discalculia incluem várias dificuldades:

Na identificação de números (visual e auditiva)
Em estabelecer uma correspondência recíproca (contar objetos e associar um número a cada um)
Em perceber conjuntos e quantidades
No cálculo
No entendimento do conceito de medida
Na aprendizagem das horas
Na compreensão do valor das moedas
No entendimento da linguagem matemática e dos símbolos
Em resolver problemas orais

A discalculia pode associar-se a uma deficiente organização visuo-espacial e integração não verbal (as crianças não conseguem distinguir rapidamente as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos), a dificuldades em observar grupos de objetos e dizer qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular distâncias, a distúrbios ao nível da imagem corporal, a desorientação (na distinção esquerda-direita), na perceção social e na realização de julgamentos e a um desempenho em testes de inteligência superior nas funções verbais comparativamente às funções não verbais.

As crianças com perturbações da aprendizagem podem ter mais dificuldades em compreender e seguir instruções, em recordarem o que lhes é dito, exibem má coordenação na marcha, no desporto ou, até, em gestos simples como segurar um lápis, perdem facilmente ou arrumam mal os livros e os trabalhos de casa, não entendem bem o conceito de tempo, tendem a ser renitentes na realização de tarefas que envolvem leitura, escrita ou matemática e podem apresentar um comportamento hostil ou de desafio em relação a esses deveres.


Melasma – Doenças e Tratamentos

O mesmo que cloasma ou máscara da gravidez, ou seja, manchas pigmentares que aparecem na cara (essencialmente na testa, queixo, maçãs do rosto e fontes) principalmente durante a gravidez, ainda que seja possível surgir em mulheres que tomam a “pílula” ou nas que são sujeitas à terapêutica de sub


Diabetes ocular – Causas

O principal fator de risco para desenvolver RD é a Diabetes Mellitus (DM tipo 1 e 2). O risco também aumenta com a duração desde do diagnóstico de DM. Assim, todos os doentes com DM devem fazer rastreio anual até porque nas fases iniciais da doença pode não dar queixas.


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