Diabetes ocular – Causas

Publicidade

O principal fator de risco para desenvolver RD é a Diabetes Mellitus (DM tipo 1 e 2). O risco também aumenta com a duração desde do diagnóstico de DM. Assim, todos os doentes com DM devem fazer rastreio anual até porque nas fases iniciais da doença pode não dar queixas.


Dúvidas relacionadas


Como contar o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é o tempo compreendido entre duas menstruações. Portanto, para contar o seu ciclo menstrual, você deve anotar em que dia vem a sua menstruação. Esse dia em que a menstruação desce é o primeiro dia do ciclo menstrual, que termina com a vinda do próximo período menstrual.


Calcificação no cérebro tem cura? Qual o tratamento?

Calcificação no cérebro não tem cura, mas é possível controlar os sintomas que apresente.


Esclerose lateral amiotrófica – Sintomas

Os principais sintomas são falta de força, atrofia muscular, espasmos involuntários nos músculos, cãibras, fadiga, músculos presos por aumento do seu tónus (espasticidade) e acréscimo da quantidade de saliva.

Existem diferentes formas de apresentação desta doença. A forma medular, a mais frequente, envolve os músculos dos braços ou das pernas, causando dificuldades na marcha. Se envolver fraqueza dos músculos das mãos, pode ser difícil, por exemplo, abotoar um casaco. Ocorrem ainda perturbações na articulação das palavras, em mastigar e em engolir, além de falta de ar e tosse, entre outras. Geralmente há um envolvimento progressivo da musculatura corporal de forma difusa, sendo o seu ritmo muito variável.

Quando a fraqueza muscular envolve os músculos do pescoço ou do dorso, estamos perante a forma axial da doença. Quando ocorrem queixas associadas a diversos pontos do corpo, fala-se em forma difusa.

Esta enfermidade pode associar-se a uma forma de demência, existindo, neste caso, maior probabilidade de haver uma base genética, com diversos membros da família afetados.


Rastreio do colo do útero – O que é

O rastreio do colo do útero faz-se por citologia, isto é, teste de “Papanicolau” em lâmina (método convencional) ou citologia em meio líquido.

 O rastreio oportunista, isto é, não organizado e realizado na consulta de ginecologia, faz parte da prevenção secundária do cancro do colo do útero, como o rastreio organizado.

 A prevenção primária, inclui as vacinas contra o HPV. Existem dois tipos de vacina, a bivalente que cobre dois tipos de vírus HPV (16 e 18) e a quadrivalente, que também, previne contra o HPV 6 e 11, responsável pelos condilomas.

 Existem indicações nacionais e internacionais para o rastreio, com a citologia, que iremos apresentar:


Publicidade
Publicidade

Prevclini 2 – Sao Jose Do Rio Preto – RJ



Inovati Care – Uberlandia – RJ