Difteria – Doenças e Tratamentos
Pouco frequente nos países desenvolvidos, trata-se de uma infecção contagiosa causada pela bactéria Corynebacterium difteria que é transmitida através da tosse e por objetos ou alimentos que estejam contaminados.
Dúvidas relacionadas
Espondilolistese – Sintomas
Em muitas pessoas a espondilolistese não tem qualquer sintoma. Na realidade, embora esta condição, muitas vezes, se desenvolva cedo na adolescência, normalmente não é detetada antes da idade adulta. Crianças e adolescentes geralmente suportam a dor lombar por muitos anos antes de serem avaliados por um médico. Alguns estudos referem que 2,3 a 10% da população com espondilólise geralmente é assintomática. Contudo, cerca de 25% dos pacientes com este defeito podem apresentar dor lombar baixa. A dor habitualmente espalha-se ao longo da coluna lombar e pode assemelhar-se a um espasmo muscular.
A espondilolistese pode causar espasmos que causam rigidez da coluna e dos músculos, o que se associa a alterações na postura. Se o deslizamento for significativo pode ocorrer compressão de nervos e estreitamento do canal espinal.
Alguns dos sinais mais comuns de espondilolistese incluem:
Dificuldade em caminhar ou correr:
Dor na região lombar ou nas nádegas
Dor região posterior de uma ou ambas as pernas
Fraqueza numa ou em ambas as pernas
Dor na região lombar e nas pernas agravada pelo movimento
Aumento da curva interna da coluna (lordose)
Entenda os caminhos para andar de bicicleta pelas cidades
Cidades lotadas de carros. Trânsito quilométrico. Ar poluído. Essa é a realidade das principais capitais brasileiras. Entenda os caminhos para andar de bicicleta.
Bioflavonoides – Alimentação
É a substância que dá a cor aos alimentos, sejam eles frutas, legumes ou hortaliças. Seus benefícios incluem a prevenção da hipertensão e ações antivirais e antialergênicas.
Entendendo os exames para Toxoplasmose
O IgG e o IgM são exames para a detecção de anticorpos contra várias doenças entre elas a Toxoplasmose.