Doença arterial periférica – O que é

Publicidade

Caracteriza-se por ser uma doença de natureza obstrutiva do lúmen arterial, resultando num défice de fluxo sanguíneo aos tecidos, cuja principal consequência é a presença de sinais e sintomas característicos de isquemia.

A componente obstrutiva da doença está em cerca de 90% dos casos associada à aterosclerose. Afeta cerca de 3% a 10% das pessoas, aumentando para 15% a 20% em adultos com mais de 70 anos.

A doença cardiovascular é uma das principais causas de mortalidade e morbilidade na população portuguesa, pelo que o seu diagnóstico e tratamento precoces, bem como a sua prevenção, são essenciais.

Esta enfermidade constitui um importante marcador da presença de um risco elevado de mortalidade cardiovascular. É idêntica à doença coronária, distinguindo-se apenas pelas artérias e territórios atingidos.

Os fatores de risco mais frequentes são:

Ausência da prática regular de exercício físico
Hipertensão
Hipercolesterolémia
História familiar de angina de peito
Enfarte do miocárdio
Acidente vascular cerebral
Aneurisma da aorta abdominal

Estima-se que as pessoas por ela afetadas apresentem um risco quatro a cinco vezes superior de virem a sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral. Por outro lado, se não for devidamente tratada pode evoluir para gangrena, com necessidade de amputação de um membro.


Dúvidas relacionadas


Detergentes – Alimentação

É um grupo alimentar com ingredientes ácidos e que ajudam a preservar o bom hálito e a saúde bucal, facilitando o processo de digestão e limpeza da boca, eliminando bactérias que causam o mau odor. Maçã verde, limão, hortelã e iogurte sem açúcar são alguns exemplos.


Cancro da Pele (não melanoma) – O que é

Nas últimas décadas tem-se observado um aumento significativo dos vários tipos de cancro de pele.  Mais de 95% destes cancros de pele não são do tipo melanoma. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular, ou basalioma, e o carcinoma espinocelular.

As células da pele são as responsáveis pela constituição do tecido cutâneo. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, este processo chama-se regeneração celular.

Quando as células normais da pele envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente. Quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA), tornam-se células de cancro, que não morrem quando envelhecem ou se danificam, e produzem novas células que não são necessárias de forma descontrolada, resultando na formação de um cancro.


Osteoartrose – Doenças e Tratamentos

A osteoartrose é uma doença de natureza degenerativa que envolve toda a articulação: a cartilagem desgasta-se e o osso cresce e fica mais denso, formando os osteócitos, visíveis nas radiografias como “bicos de


Menstruação pode atrasar quando se para o anticoncepcional?

Não é normal, porém pode acontecer, devidos às mudanças hormonais o corpo precisa de um tempo para se adaptar e o primeiro e segundo ciclos (as vezes até mais) podem ficar desregulados, o que inclui menstruação vir mais de uma vez no mês, assim como a menstruação ficar sem vir.


Publicidade
Publicidade

Maria Paula Penteado Augusto – Uberlandia – MG



Rodrigo Coleto Dos Santos – Luziania – GO