Doença nodular da tiroide – O que é

Publicidade

Um nódulo é uma lesão discreta da glândula que resulta do crescimento anormal das células da tiroide. Por sua vez, o seu aumento do volume total denomina-se de bócio.

A doença nodular da tiroide é uma das mais frequentes e com maior incidência no sexo feminino. A sua prevalência na população geral varia de 4% a 60%, consoante os nódulos sejam diagnosticados à palpação ou por ecografia.


Dúvidas relacionadas


O que é histeroscopia?

Histeroscopia é um exame que permite visualizar o interior do útero através de um pequeno tubo que possui uma microcâmera na sua extremidade (histeroscópio).


Internet saudável

Nesta cartilha, os pais encontram dicas de como auxiliar os filhos que começam a utilizar a rede


Derrame cerebral: Quais são as causas e possíveis sequelas?

O derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral, pode ter como causas a ruptura de uma vaso sanguíneo (AVC hemorrágico) ou a obstrução ou diminuição do fluxo de sangue para o cérebro (AVC isquêmico).


Quem tem problemas de tireóide pode engravidar?

Sim, pode engravidar, desde que sua condição esteja sob controle. A gravidez está diretamente relacionada com o aumento da necessidade de secreção hormonal pela tireoide, a partir das primeiras semanas depois da concepção. A gestação provoca diversas alterações fisiológicas que mexem com a função da tireóide, de maneira a suprir esta maior demanda. Para as mulheres grávidas normais que vivem em áreas suficientes em iodo, este desafio em ajustar a liberação de hormônios tireoidianos geralmente ocorre sem dificuldades.


Publicidade
Publicidade

Niura Aparecida De Moura Ribeiro Padula Cons Med Jau – Jau – SP



Lena Tereza De Melo Lapertosa – Belo Horizonte – RJ



Policlinica Municipal De Campinas – Sao Jose – SC