Doenças de pigmentação – O que é
A cor da pele, do cabelo e da íris é determinada por um pigmento, a melanina, que é produzido pelos melanócitos. Estas doenças resultam de alterações ao nível deste pigmento. Estes dependem de fatores raciais, da exposição à luz solar, que aumenta a sua produção como mecanismo de proteção contra a radiação ultravioleta, e de fatores hormonais.
A hipopigmentação, que corresponde a uma quantidade reduzida de pigmento, limita-se em regra a pequenas áreas e tende a resultar de um processo inflamatório prévio. Mais raramente, pode representar uma doença hereditária.
Pelo contrário, o aumento da quantidade de melanina (hiperpigmentação) pode ser uma resposta a alterações hormonais, como as que ocorrem na doença de Addison, durante a gravidez ou com o uso de contracetivos orais. A pele pode também escurecer em doenças como a hemocromatose ou a hemossiderose, ou como resposta a diversos medicamentos que se aplicam sobre a pele, se ingerem ou se injetam.
Dúvidas relacionadas
Quais os sintomas do transtorno dissociativo de identidade?
Os sintomas do transtorno dissociativo de identidade caracterizam-se pelo aparecimento de duas ou mais personalidades distintas, que muitas vezes não têm conhecimento uma da outra.Os sintomas podemos incluir ainda alucinações, perdas de memória e dificuldade de concentração.
Diarreia em crianças – Sintomas
Numerosas dejeções em poucas horas
Aparecimento de olheiras
Ficar prostrada ou irritada
Molhar menos a fralda ou urinar menos
Aparecimento de olheiras
Ficar prostrada ou irritada
Molhar menos a fralda ou urinar menos
Como devo tratar uma picada de aranha? Quais os sintomas e mordidas perigosas?
Uma picada de aranha, seja qual for a espécie, deve ser tratada imediatamente, com os seguintes cuidados:
Icterícia Neonatal – Sintomas
O sintoma principal é a própria icterícia, mas em casos de incompatibilidade sanguínea, associada a grande destruição de glóbulos vermelhos, pode haver palidez da pele e das mucosas por anemia associada.