Dor no pé da barriga: o que pode ser?

Publicidade

A dor no pé da barriga pode ser causada por várias doenças e condições. Também chamada de dor pélvica ou dor no baixo ventre, é uma dor abdominal inferior, localizada abaixo do umbigo, que pode indicar um problema no trato urinário, nos órgãos reprodutivos ou no aparelho digestivo. O pé da barriga, baixo ventre ou pelve, é a região entre o abdômen e as coxas. Inclui a parte inferior do abdômen, a virilha e os órgãos genitais. Homens e mulheres podem sentir dor nessa parte do corpo.


Dúvidas relacionadas


Quais os efeitos colaterais da vasectomia?

A vasectomia tem poucos efeitos colaterais, dentre eles, um maior risco do paciente apresentar epididimite/orquite (inchaço e dor nos testículos ou epidídimos), que geralmente ocorre dentro do primeiro ano após a cirurgia, mas normalmente desaparece em uma semana quando tratada com compressa quente. Ocasionalmente, pode ser tratada com antibióticos.


Fascite plantar – O que é

A fáscia plantar é uma banda espessa e forte, que se estende da parte inferior do osso do calcanhar (calcâneo) até aos dedos dos pés, comportando-se como um prolongamento do tendão de Aquiles. É pouco elástica e desempenha um papel importante na manutenção do arco do pé durante a marcha e o apoio. 

A fascite plantar define-se por uma retração dolorosa da fascia plantar com aumento da sua curvatura.


Degenerescência Macular da Idade – Sintomas

Com a evolução da doença os doentes apresentam uma perda progressiva da visão central, nomeadamente, na realização de actividades que exigem a percepção de detalhes, como leitura ou escrita. Outros sintomas são a percepção ondulada de linhas rectas (metamorfopsias) e o aparecimento de manchas no campo visual central , que se mantém sempre na mesma posição. Para além dos sintomas referidos, na DMI exsudativa pode haver uma perda súbita da visão.


Estenoses da uretra – O que é

As estenoses ou apertos da uretra são um estreitamento do calibre da uretra.

Este problema pode afetar muito a qualidade de vida dos homens. Os doentes apresentam queixas de dificuldade a urinar, por vezes, com necessidade de esforço, com jato urinário fraco. Nos casos mais graves, o doente não consegue esvaziar completamente a bexiga ou encontra-se mesmo em retenção urinária com necessidade de colocação de uma sonda ou cateter (pela uretra ou na região supra-púbica, abaixo do umbigo).

Há uma pequena diferença de nomenclatura em relação a esta patologia. Quando a cicatriz envolve o colo da bexiga chama-se contratura do colo, na uretra prostática e membranosa (esfíncter) chama-se estenose da uretra. Quando envolve a uretra restante chama-se aperto da uretra.


Publicidade
Publicidade

Mauro Araujo Ozorio – Nova Iguacu – RJ



Clinica De Ultrassonografia Lucy Kerr – Sao Paulo – SP