É normal a menstruação atrasar depois de uma curetagem?

Publicidade

Sim. É normal a menstruação atrasar depois de uma curetagem.


Dúvidas relacionadas


Arritmias – Sintomas

Alguns tipos de arritmias provocam pouca ou nenhuma sintomatologia, mas podem causar problemas. Outras nunca causam problemas importantes, mas, por outro lado, provocam sintomas. Quando as arritmias afetam a capacidade do coração para bombear sangue, podem causar enjoos, vertigem e desmaio. As que provocam estes sintomas requerem atenção imediata. Outros sintomas possíveis são palpitações, dor no peito e dificuldade na respiração. É importante que se procure um médico sempre que estes indícios apareçam de um modo súbito ou quando surgem frequentemente.


Como saber se os batimentos cardíacos estão normais?

A frequência cardíaca normal, em repouso, varia entre 60 e 100 batimentos por minuto (bpm). Quando os batimentos cardíacos estão acelerados, acima de 100 bpm, a pessoa está com taquicardia. Uma frequência cardíaca baixa, inferior a 60 bpm, é considerada bradicardia.


Sinto dores abdominais do lado direito abaixo as costelas. Pode ser hepatite?

Dor abdominal do lado direito, abaixo as costelas, pode ser hepatite, apesar de que no seu caso, os exames estão dentro da normalidade. Outra possível causa para as dores abdominais é a presença de cálculos (“pedras”) na vesícula biliar. Lesões na parte inferior do pulmão direito, no rim, nas costelas ou ainda em músculos também podem causar dor na porção superior direita do abdômen.


Colite ulcerosa – O que é

É uma doença inflamatória crónica do intestino que afeta a camada que reveste internamente o intestino grosso ou cólon. Esta mucosa fica inflamada e com pequenas feridas na superfície que podem sangrar, além de produzir uma quantidade excessiva de secreção que eventualmente contém pus e sangue.

Pode afetar uma extensão variável de intestino grosso, desde apenas alguns centímetros do reto até à totalidade do cólon. Esta doença apresenta um impacto importante na vida dos pacientes, causando sintomas recorrentes de diarreia sanguinolenta, urgência rectal e uma sensação dolorosa causada por contratura do esfíncter anal.

A idade habitual do aparecimento dos sintomas tem dois picos: entre os 15 e os 40 anos e entre os 50 e os 80 anos. Contudo pode surgir em qualquer idade e em qualquer género. É mais comum quando existe um familiar em primeiro-grau com uma doença inflamatória intestinal. Em 20% dos casos começa durante a infância ou adolescência.

Estima-se que, em Portugal, afete cerca de 20 mil pessoas. A incidência da doença inflamatória intestinal na Europa é de cerca de 16 novos pacientes por 100 mil habitantes por ano. O crescimento desta enfermidade tem ocorrido nos países mais industrializados devido aos hábitos alimentares, a fatores ambientais e a estilos de vida mais sedentários.


Publicidade
Publicidade

Consultorio Medico – Palmas – TO



Erica Eliane Privatti Granzotti Pirassununga – Pirassununga – SP