É normal a menstruação atrasar depois de uma curetagem?

Publicidade

Sim. É normal a menstruação atrasar depois de uma curetagem.


Dúvidas relacionadas


Verduras – Alimentação

São designadas como os vegetais mais folhosos do grupo dos vegetais. As verduras são aqueles alimentos em que comemos as flores, folhas e hastes das plantas, tais como alface, repolho, couve, brócolis, espinafre e rúcula.


QI (Quociente de Inteligência) – O que é

O Quociente de Inteligência (QI) é uma medida obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário.

A medida do QI é normalizada para que o seu valor médio seja de 100. Embora confundido por muita gente com a própria inteligência, o QI é basicamente uma comparação entre a idade mental e a idade real da criança (idade cronológica). Ou seja, permite determinar o nível de desenvolvimento intelectual do indivíduo (relacionando a idade mental e a idade real) que é medido através de um conjunto de testes.


Escoliose – O que é

A coluna vertebral normal tem curvas que fazem com que a zona mais alta do tronco (região torácica) se projete um pouco para fora (cifose) e a zona lombar ligeiramente para dentro (lordose). Contudo, há pessoas que têm curvas para os lados. Estas curvas não são naturais e chamam-se escolioses. Ao contrário das más posturas, estas curvas não se corrigem apenas por endireitar os ombros ou sentar-se direito.

A escoliose é uma doença complexa caracterizada pela existência de uma deformidade grave, em vários planos, e que envolve vários segmentos da coluna vertebral.

Este tipo de deformação da coluna vertebral afeta, globalmente, cerca de duas em cada 100 pessoas. No entanto, existe uma forte tendência familiar: se algum elemento da família tiver escoliose, este número aumenta para cerca de 20%.


Depressão – O que é

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo desenvolvido.

Estima-se que uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens possam ter crises de depressão em alguma fase da sua vida e as crianças também podem ser afetadas.

Não existem dados concretos em relação à sua frequência em Portugal, mas as estimativas referem valores de 2 a 3% para os homens e de 5 a 9% para as mulheres para as formas mais graves de depressão e valores superiores a 20% para formas mais ligeiras da doença.

 

O que distingue uma depressão da tristeza?

A depressão constitui uma patologia que pode passar despercebida, uma vez que os seus sintomas podem ser atribuídos a outras causas (como doenças físicas ou stress).

 É importante perceber que todos podem estar tristes, mas que esses sentimentos duram pouco tempo, pelo contrário, na depressão ocorre interferência com as atividades do dia-a-dia associadas a um sofrimento intenso. Como tal, a depressão, embora comum, é uma doença grave. 

Muitos doentes com depressão não procuram tratamento, embora existam formas eficazes de a tratar.


Publicidade
Publicidade

Roberta Vasconcellos Ribeiro Peralta – Tres Rios – RJ



Maria Ligia Lyra Pereira – Santos – SP