Endometriose – Sintomas

Publicidade

Em 80% dos casos a dor é a sua principal manifestação. Em 20% das situações, associa-se à infertilidade podendo também ser, embora mais raramente, assintomática.

A dor da endometriose é muito incapacitante e tem um forte impacto nos diversos aspetos da vida da mulher. A sua forma de apresentação é muito variável e depende da gravidade da doença e da localização dos focos de endometriose. Essa dor pode surgir associada à menstruação e, inicialmente, cede ao tratamento com anti-inflamatórios ou com a pílula. À medida que se torna mais intensa deixa de responder ao tratamento. Noutros casos, a dor manifesta-se durante as relações sexuais (dispareunia).

Em função da sua localização, a dor é distinta: pode ocorrer na região pélvica ou pode surgir sob a forma de cólicas intestinais, sobretudo durante a menstruação, associando-se a diarreia ou, mais raramente, a obstipação. Se afetar a bexiga, a dor surge durante a micção, podendo ocorrer perda de sangue na urina (hematúria). As hemorragias retais (retorragias) ocorrem quando a endometriose invade a mucosa retal. Se ela estiver presente nos ureteres, pode ocorrer falência irreversível da função renal. Muitas mulheres referem também menstruações abundantes.

É importante salientar que quando não é diagnosticada e tratada, tem tendência a progredir, invadindo outros tecidos. Por outro lado, parece existir uma correlação entre esta patologia e o carcinoma de células claras do ovário, o que reforça a necessidade de um diagnóstico e tratamento precoces. A infertilidade é outras das suas manifestações e resulta da invasão e oclusão das trompas pelo tecido endometrial.


Dúvidas relacionadas


Onirismo – Doenças e Tratamentos

Estado de espírito em que este, em vigília, se absorve em sonhos, fantasias ou ideias quiméricas. Refere-se a um estado delirante, caracterizado por alucinações visuais, da sensibilidade geral e do foro muscular. A sensação de cair é um exemplo vulgar.


Adenoma tubular com displasia de baixo grau pode virar câncer?

Apesar do adenoma tubular com displasia de baixo grau não ser um câncer, ele pode se transformar em um tumor maligno e, consequentemente, “virar” câncer. Por isso, é recomendado a retirada mesmo nesse estágio de benignidade.


Quem já teve sífilis pode ter filhos?

Sim, quem já teve sífilis pode ter filhos, desde que a doença tenha sido tratada e os exames de sangue confirmem que a mulher e o homem estejam curados.


Qual o tempo de incubação do HIV?

O tempo de incubação do HIV varia de 5 a 30 dias. Este é o período que vai do momento que a pessoa é contaminada pelo HIV até o início dos primeiros sintomas da doença.


Publicidade
Publicidade

Eveline De Oliveira Bahia Nohra – Muriae – MG



Global Fisio Ibitinga – Ibitinga – SP