Epitrocleíte – Sintomas
Pode ocorrer rigidez do cotovelo, sensação de adormecimento ou de formigueiro que pode irradiar até aos dedos.
Esta dor pode ter um início súbito ou gradual e agrava-se com os movimentos de swing com uma raquete ou um taco de golfe, com o apertar uma bola ou a mão de alguém, rodar uma maçaneta, levantar pesos, apanhar algo com a palma da mão virada para baixo ou com a flexão do pulso.
A amplitude do movimento do cotovelo está conservada porque a parte interna da articulação não está afetada.
Se não for tratado, o cotovelo de golfista pode causar dor crónica, redução da amplitude de movimentos ou uma contratura fixa do cotovelo.
Dúvidas relacionadas
Como fazer a troca de anticoncepcional (de injetável para pílula e de pílula para injetável)?
“Carocinho” e orelha infeccionada devido a um brinco?
PET – Vantagens e benefícios
Este exame permite avaliar o modo como os órgãos e tecidos funcionam, ao contrário da ressonância magnética ou da tomografia computorizada, que fornecem uma informação mais estática.
Por outro lado, este exame permite a realização de diagnósticos mais precoces do que a ressonância ou a tomografia, o que é importante para o sucesso do tratamento.
Paramiloidose – Sintomas
Como regra, estes sinais iniciam-se nos pés e pernas e vão subindo até às mãos, gradualmente ao longo dos anos. Noutros casos, a primeira manifestação da doença pode ser uma perda de peso involuntária, alterações do trânsito intestinal (obstipação ou diarreia), dificuldade em fazer as digestões ou um quadro de disfunção sexual.
As alterações gastrintestinais vão-se tornando mais acentuadas com diarreias frequentes, náuseas e vómitos e alterações urinárias muitas vezes manifestando-se como infeções urinárias de repetição.
Podem ocorrer tonturas ou desmaio com as mudanças de posição devido à diminuição da tensão arterial.
Numa fase mais avançada, ocorre diminuição da força muscular que começa nos pés e pernas e progride para os membros superiores. As dificuldades da marcha caracterizam-se, nas fases iniciais, em levantar os pés e os dedos, originando uma marcha com os pés pendentes.
O envolvimento do coração pode não provocar sintomas numa fase inicial ou manifestar-se como tonturas, palpitações por alterações da condução cardíaca com necessidade de colocação de pacemaker. Numa fase mais avançada surge insuficiência cardíaca.
O envolvimento renal pode ocorrer em cerca 30% dos doentes, sobretudo quando há história familiar. Pode ser uma manifestação precoce da doença em casos raros, mas habitualmente é um sinal tardio, conduzindo à falência do rim e à necessidade de diálise.
Podem ocorrer perturbações visuais, como visão turva, olho seco, glaucoma ou diminuição da acuidade visual.
Sem tratamento, os sintomas da doença agravam-se, causando a morte em média entre 10 a 15 anos após o aparecimento dos sintomas. Por esse facto, o diagnóstico precoce é muito importante, permitindo atrasar a evolução da doença e preservar a qualidade de vida dos doentes.