Esclerose lateral amiotrófica – O que é

Publicidade

É uma doença neurológica degenerativa rara que evolui de forma progressiva.

Nesta doença, os neurónios motores que conduzem a informação do cérebro aos músculos (passando pela medula espinhal) morrem prematuramente. Como consequência, os músculos, que permitem realizar os mais variados movimentos (andar, falar, mastigar, engolir …), vão ficando progressivamente mais fracos.

Estima-se que existam três a cinco casos de esclerose lateral amiotrófica por cada 100 mil pessoas. Embora possa surgir entre os 40 e os 75 anos, a maioria dos pacientes tem uma idade superior a 60 anos. Contudo, esta doença pode manifestar-se em qualquer idade. É mais comum em homens do que em mulheres e mais nos caucasianos do que nos indivíduos de raça negra.


Dúvidas relacionadas


Cálculo renal – Doenças e Tratamentos

O cálculo renal, também designado por pedra nos rins ou litíase renal, é uma massa dura formada por cristais que se separam da urina e se unem para formar pedras nos rins. Sob condições normais, a urina contém substâncias que previnem a formação desses cristais.


Válvula Pulmonar – O que é

É a válvula posicionada na saída do fluxo sanguíneo do ventrículo direito para o tronco da artéria pulmonar.

Os seus folhetos fecham-se no final da contração ventricular, evitando que o sangue que atingiu a AP retorne para o ventrículo direito. O diâmetro desta válvula é menor do que a válvula tricúspide.


Cancro de Cabeça e Pescoço – Doenças e Tratamentos

A designação de Cancro da Cabeça e Pescoço refere-se a um conjunto de tumores malignos que têm origem em órgãos da cabeça e/ ou do pescoço, agrupando todos os cancros das vias aero digestivas superiores, como o cancro da laringe, o cancro da cavidade oral, cancro da língua, cancro da orofaringe,


Ambliopia – Sintomas

Os familiares e educadores, devem suspeitar de poderem existir causas de ambliopia (“olho preguiçoso”) se a criança:

semicerra os olhos para tentar ver melhor;
aproxima muito os objetos da face;
não identifica adequadamente os familiares à distância;
desvia um olho.

É de notar que uma criança pequena que tenha ambliopia pode não revelar qualquer sintoma. Ao ver bem de um dos olhos, essa situação pode passar despercebida, revelando-se apenas quando a sua visão é avaliada em consulta médica.


Publicidade
Publicidade

Julio Cezar Turra Sarti – Itaborai – RJ



Vinicius Santos De Oliveira – Rio De Janeiro – RJ



Consultorio Dr Claudio Fiszer Pecci – Nova Friburgo – RJ