Escoliose idiopática juvenil – Sintomas

Publicidade

Se uma escoliose for progredindo ao longo do tempo, pode resultar em dores severas, deformidade marcada e dificuldade respiratória.

A escoliose não se consegue prevenir, no entanto a sua deteção precoce é a forma ideal de evitar que um problema que já existe continue a agravar.

 

Estes são alguns dos sinais que se podem observar:

Ombros assimétricos ou desnivelados
Proeminência de uma das omoplatas
Assimetria da cintura
Ancas desniveladas
Inclinação do tronco para o lado

 

Qualquer um destes sinais aconselha a que seja feita uma avaliação médica (pelo médico de família, pediatra ou ortopedista infantil)


Dúvidas relacionadas


Tenho muita coceira nos olhos. O que pode ser e o que fazer para aliviar?

Coceira nos olhos pode ser sintoma de alergia, conjuntivite, terçol ou ainda outras inflamações e infecções oculares. Porém, a coceira no olho é o principal sintoma de alergia ocular. A maioria dos casos é leve e manifesta-se sob a forma de conjuntivites alérgicas, geralmente associadas a rinite alérgica, asma e dermatite atópica.


Tosse? Falta de ar? Sintomas que podem indicar sinal amarelo para o fumante

A dificuldade para respirar alerta: chegou a hora de parar!


Disfagia – Doenças e Tratamentos

A disfagia pode ser definida como dificuldade de deglutição e que pode conduzir a uma má alimentação e desidratação. Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças. Trata-se de um problema que afeta principalmente os idosos que padecem de doenças degenerativas.


Tenosinovite de Quervain – O que é

A tenossinovite de De Quervain é uma inflamação dos tendões que passam no punho para o polegar, associada à inflamação da bainha protetora que cobre esse tendão.

Neste caso os tendões inflamados servem para estender o polegar e passam num túnel (1º compartimento extensor) que se estiver ocupado por tecido inflamatório origina dor com a mobilização do dedo.

Na maior parte dos casos a causa é desconhecida e pode afetar pessoas de todas as idades.

É comum aparecer em mulheres na 4ª a 6ª semana após o parto, provavelmente por alterações hormonais ou por retenção de líquidos na gravidez.

Esta doença é a perturbação mais comum relacionada com o excesso de uso e envolve a articulação do punho.

É muito frequente em pessoas que usam a mão fazendo uma pega firma associada a um desvio do punho para o lado do osso cúbito, como acontece no ténis.


Publicidade
Publicidade