Espasmos do esófago – O que é
Os espasmos correspondem a uma perturbação dos movimentos de propulsão (peristaltismo) do esófago, provocada por um mau funcionamento dos nervos. As contrações normais que movem os alimentos através do esófago são substituídas de forma periódica por contrações não propulsivas. Em 30% das pessoas com este problema, o esfíncter esofágico inferior abre-se e fecha-se anormalmente.
Estima-se que, nos Estados Unidos da América, os espasmos do esófago afetem uma em cada 100 mil pessoas por ano. Contudo, considerando que muitos destes casos passam despercebidos, por se associarem a uma sintomatologia leve ou por serem confundidos com outras perturbações, a incidência real pode ser mais elevada.
Embora esta doença raramente seja fatal, está relacionada com perda de peso e desnutrição resultantes da incapacidade de deglutir. Por outro lado, os espasmos do esófago podem ser incapacitantes, interferindo com as atividades quotidianas e causando transtornos de natureza psicológica.
Dúvidas relacionadas
A menstruação desceu antes da cartela acabar…
O que é uma síncope?
Corrimento vaginal cor-de-rosa
Lesão da cartilagem do joelho – O que é
As superfícies articulares dos ossos longos estão revestidas por cartilagem. Quando essa cartilagem sofre uma lesão fala-se em lesão condral ou, se a lesão envolver também o osso, designa-se por lesão osteocondral.
Estes dois tipos de lesões são comuns em pessoas com menos de 35 anos e acima dos 60 anos de idade.
As lesões da cartilagem podem ocorrer em desportos onde ocorrem movimentos de rotação, torção, desaceleração, placagem, drible ou contacto directo.
Existem diversas actividades quotidianas que afetar o joelho, dada a complexidade da sua estrutura e dada a diversidade de elementos que integram esta articulação.
As lesões das cartilagens do joelho são difíceis de tratar dada a sua reduzida capacidade de regeneração e dado o ambiente hostil que rodeia a articulação do joelho, submetida constantemente a inúmeros esforços. Como tal, elas tendem a evoluir para dor incapacitante e para osteoartrite precoce.