Falta de vitamina D na gravidez: o que pode causar e o que fazer?

Publicidade

A falta de vitamina D na gravidez pode prejudicar o desenvolvimento dos ossos do feto, sobretudo se a carência da vitamina ocorrer no 3º trimestre de gestação, podendo provocar ainda abortos e pré-eclâmpsia.


Dúvidas relacionadas


Internet saudável

Nesta cartilha, os pais encontram dicas de como auxiliar os filhos que começam a utilizar a rede


Degenerescência Macular da Idade – Sintomas

Com a evolução da doença os doentes apresentam uma perda progressiva da visão central, nomeadamente, na realização de actividades que exigem a percepção de detalhes, como leitura ou escrita. Outros sintomas são a percepção ondulada de linhas rectas (metamorfopsias) e o aparecimento de manchas no campo visual central , que se mantém sempre na mesma posição. Para além dos sintomas referidos, na DMI exsudativa pode haver uma perda súbita da visão.


Como saber se estou com depressão? Quais são os sintomas?

Para confirmar o quadro de depressão, são obrigatórios a presença de pelo menos cinco dos nove critérios descritos mais abaixo, sendo que devem estar presentes por pelo menos duas semanas, e que um deles seja obrigatoriamente: humor deprimido, perda importante de interesse ou de prazer.


Doença bipolar – O que é

A Perturbação Bipolar (PB), anteriormente denominada psicose maníaco-depressiva, é uma patologia psiquiátrica crónica que se caracteriza por variações acentuadas do humor. Tipicamente, manifesta-se por períodos de elevação do humor e aumento da energia e da atividade (mania ou hipomania) alternando com fases de depressão e diminuição da energia e da atividade.

Qualquer dos dois tipos pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável.

Estes episódios podem ser graves, moderados ou leves e apresentam um impacto importante nas sensações, emoções, ideias e comportamento da pessoa afetada, com perda significativa de qualidade de vida e de autonomia. As flutuações de humor, de energia e de níveis de atividade interferem com todas as tarefas quotidianas.

A doença bipolar é diferente das normais flutuações nas emoções e humor que ocorrem ao longo do tempo. Nesta enfermidade os sintomas são mais graves, prejudicam o relacionamento, o desempenho escolar e no trabalho e podem conduzir ao suicídio. Apesar de tudo, pode ser tratada e é compatível com uma vida longa e produtiva.

Com frequência, inicia-se na adolescência ou na fase de adulto jovem. Metade dos casos manifesta-se pela primeira vez antes dos 25 anos de idade. Contudo, pode começar mais cedo ou em fases mais tardias da vida.

Estima-se que cerca de 2% da população sofra desta doença, numa percentagem idêntica em ambos os géneros, atingindo os 4% a 12% se incluídas outras doenças do espectro bipolar. Enquanto que doença bipolar do Tipo I afeta homens e mulheres de forma semelhante, a do Tipo II é mais comum em mulheres. Alguns elementos disponíveis relativos à realidade nacional estimam que existam cerca de 200 mil casos de doença bipolar em Portugal.


Publicidade
Publicidade