Falta de vitamina D na gravidez: o que pode causar e o que fazer?

Publicidade

A falta de vitamina D na gravidez pode prejudicar o desenvolvimento dos ossos do feto, sobretudo se a carência da vitamina ocorrer no 3º trimestre de gestação, podendo provocar ainda abortos e pré-eclâmpsia.


Dúvidas relacionadas


Aneurisma da aorta – Sintomas

A maioria mantém-se assintomática até à sua rutura. Deste modo, ou são descobertos por acaso numa consulta médica ou em exames complementares de diagnóstico, ou nunca chegam a ser detetados e o doente acaba por falecer por qualquer outro motivo, antes da sua rutura. Mais raramente, podem manifestar-se sob a forma de dor abdominal crónica, ou através de complicações trombo-embólicas, sendo que os sintomáticos têm um maior risco de rutura.

Quando tal ocorre, manifesta-se frequentemente por dor lombar, com ou sem dor abdominal, hipotensão e presença de massa abdominal pulsátil. Pode ocorrer uma rápida evolução choque, associada a elevada mortalidade. Os sintomas secundários à rutura podem simular um enfarte agudo do miocárdio, uma cólica renal, pancreatite, cólica biliar, entre outras situações. No caso de um aneurisma da aorta torácica, os sinais mais comuns são dor na região do maxilar, pescoço ou no peito, tosse e dificuldade em respirar.


Estou de 17 semanas, quando engravidei?

Pode contar em um calendário, 17 semanas para trás e saberá aproximadamente qual o dia em que engravidou.


O que é dispneia e quais são as causas?

Dispneia é a sensação de falta de ar, dificuldade de respirar ou respiração incompleta. Geralmente essa sensação é originada por doenças cardíacas e/ou pulmonares, mas pode ser causada por diversas outras condições.


Dormência nas mãos, quais são as causas?

Várias doenças e condições podem levar à dormência nas mãos.


Publicidade
Publicidade

Danyel Abner Nascimento De Azevedo – Nilopolis – RJ