Febre nas crianças – O que é

Publicidade

É um sintoma comum nas doenças agudas infantis, devido a uma reação de defesa do organismo contra a infeção. Pode surgir subitamente e ser acompanhada de extremidades frias e tremores. 

A febre é das manifestações mais frequentes na criança, provoca grande ansiedade na família e é causa de muitas consultas de pediatria e absentismo dos pais. Não é uma doença, mas sim um sintoma, comum a várias doenças. Consiste no aumento da temperatura corporal acima da variação diária normal.

A temperatura do corpo é controlada por um centro regulador, que equilibra ganhos e perdas de calor, de acordo com um ritmo diário normal (ritmo circadiano). As temperaturas são mais baixas de manhã e mais elevadas (de cerca de 1ºC) ao fim da tarde. Assim, a temperatura corporal sofre variações ao longo do dia, oscilando entre 36,5 – 37,5ºC.

A febre é uma resposta de defesa do organismo perante uma infeção. O aumento da temperatura corporal contribui para a inativação dos microrganismos e controlo da sua multiplicação. Por estas razões, a febre só deve ser combatida para aliviar o desconforto existente. A utilização de antipiréticos em excesso pode ser prejudicial, não só pela toxicidade dos mesmos, mas também porque se pode estar a prolongar a doença e as suas complicações.


Dúvidas relacionadas


Enfisema pulmonar – Sintomas

De um modo geral, os sintomas desenvolvem-se entre os 40 e os 60 anos. Trata-se de uma doença que pode não causar indícios durante anos. A queixa mais comum é a dificuldade respiratória, que se vai instalando de modo gradual. Primeiro após a realização de esforço físico e, nas fases mais avançadas, presente mesmo em repouso. A respiração torna-se também mais ruidosa, podendo ocorrer pieira.

As unhas e os lábios tendem a adquirir uma coloração azulada ou acinzentada, o que traduz a dificuldade de oxigenação das extremidades do corpo, e pode causar dificuldade de concentração e um aumento da frequência cardíaca, dado o esforço que o coração realiza para tentar compensar o menor transporte de oxigénio. Há perda de peso associada, embora mas fases mais avançadas, pela inatividade que a doença obriga, possa haver um aumento do mesmo.  Na ausência de tratamento, o enfisema pode associar-se a um colapso pulmonar, infeções respiratórias ou problemas cardíacos.


Posso tomar Luftal de barriga vazia para gazes?

Eu vou me limitar a responder exatamente sua pergunta tendo em vista que sua dor abdominal pode ter várias causas, algumas simples e outras mais complexas. Pode ser gases? Sim pode ser gases. Se for posso tomar luftal de barriga vazia? Sim se for pode tomar Luftal de barriga vazia.


Sopro cardíaco – Sintomas

A grande maioria dos sopros não tem qualquer tipo de manifestação, ou seja, são assintomáticos, e detetados apenas nas consultas de vigilância de saúde infantil, através da auscultação com o estetoscópio. 

Em casos raros, os sopros podem resultar de doenças do coração mais graves. Em alguns casos o diagnóstico pode ocorrer ainda durante a gravidez. Noutros, o bebé apresenta palidez, cansaço a mamar, unhas e lábios azulados – cianose – ou má evolução do peso e do comprimento. Em casos extremos, um sopro pode ser ouvido mesmo sem ajuda de um estetoscópio.


Quem tem teratoma no ovário pode engravidar?

Sim, quem tem teratoma no ovário pode engravidar. Porém, há casos em que o teratoma, que é um tumor benigno que acomete os ovários, pode impedir a gravidez.


Publicidade
Publicidade

Medfono Medicina E Fonoaudiologia Especializada – Macapa – AP