Fibrose hepática – O que é

Publicidade

É o resultado de uma resposta cicatricial do fígado a agressões repetidas.

Após uma lesão aguda, como uma hepatite viral, as células do fígado regeneram e substituem as que morreram. Durante esse processo ocorre uma resposta inflamatória. Se a lesão persistir, a regeneração deixa de ser possível e as células mortas são substituídas por tecido fibroso. Esta progressão conduz à formação de extensas áreas de fibrose e evolução para cirrose hepática. Esta pode progredir para insuficiência hepática sendo frequentemente necessário realizar um transplante do fígado. Por outro lado, a cirrose hepática aumenta de modo significativo o risco de cancro deste órgão.


Dúvidas relacionadas


Compare os valores nutricionais no rótulo dos alimentos e valorize sua saúde

Preparamos uma Cartilha de Saúde com comparações entre duplas parecidas


Breve roteiro para iniciar a prática de atividade física

Roteiro para iniciar a prática de atividade física: Vale caminhar, dançar, passear de bicicleta, subir e descer escadas, nadar, fazer alongamento, o importante é começar


Kaposi, Sarcoma de – Doenças e Tratamentos

O sarcoma de Kaposi é um cancro que se origina nos vasos sanguíneos, geralmente da pele. O sarcoma de Kaposi é uma das formas de cancro mais frequentes nos doentes com SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida). Caracteriza-se por uma proliferação anómala dos vasos sanguíneos.


Hérnia abdominal – O que é

Corresponde a uma zona de fraqueza da parede abdominal que permite que parte do intestino ou de outro órgão, nesta cavidade, faça saliência para o exterior.

As hérnias umbilicais são uma das formas comuns no abdómen bem como as inguinais que ocorrem na zona da virilha. Outra forma é a incisional que surge na zona onde foi feita uma incisão cirúrgica.

Estima-se que cerca de 10% da população possa desenvolver um tipo de hérnia ao longo da sua vida. Nos Estados Unidos da América realizam-se cerca de meio milhão de cirurgias todos os anos. Mesmo em Portugal, é uma das mais frequentes.

As hérnias inguinais são mais comuns no homem e as hérnias umbilicais predominam no género feminino. Como regra, a sua incidência aumenta com a idade.


Publicidade
Publicidade

Roseli Silveira Boava Souza – Barueri – SP



Gasparini Clinica Medica Cardiologia – Porto Feliz – SP



Croorto Ortodontia Oral Master – Assis – RJ