Fissura anal – O que é

Publicidade

É uma laceração no revestimento do canal anal que causa dor e por vezes hemorragias durante a defecação. São causadas por lesões no canal anal na passagem de fezes volumosas ou duras, diarreia repetida ou podem ocorrer como consequência do parto. Em alguns casos, estão associadas a doença de Crohn, uma patologia inflamatória intestinal, e em fístulas próximas ao ânus. As fissuras podem ser acompanhadas por sangramento leve ou secreção amarela e prurido. Normalmente são tratadas em casa.


Dúvidas relacionadas


O que é caxumba e quais os sintomas?

A caxumba, também conhecida como parotidite infecciosa, é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Paramyxovirus. Ela causa a inflamação das glândulas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais), levando ao seu inchaço, motivo pelo qual é popularmente conhecido como “papeira”.


Psoríase – O que é

É uma doença crónica da pele, de natureza autoimune, o que significa que surge quando o sistema imunitário emite sinais anómalos que aceleram o normal ciclo de crescimento das células da pele.

A psoríase é bastante comum e não é contagiosa. Este aspeto é importante, porque pode existir o receio de contrair esta patologia ao nadar numa piscina ou pelo contacto com pessoas afetadas.

Existem cinco tipos, sendo a forma mais comum aquela que surge em placas elevadas e avermelhadas cobertas de uma área esbranquiçada (que corresponde a células de pele mortas).

Uma forma particularmente incapacitante é a que afeta as articulações e que ocorre em cerca de 10% dos doentes. Designa-se por artrite psoriática e causa dor e deformação das articulações das mãos, pés, membros ou coluna.

Embora a psoríase se possa manifestar em qualquer idade, a maioria dos casos ocorre entre os 15 e os 30 anos, sendo também comum entre os 50 e os 60 anos. Afeta 1% a 3% da população e pode surgir em qualquer parte do corpo, estando associada a doenças como a diabetes, doença cardíaca e depressão. As áreas mais afetadas tendem a ser os cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas e a região lombar.


Icterícia – Doenças e Tratamentos

A icterícia é uma pigmentação amarelada da pele e do branco dos olhos (esclerótica), produzida por valores anormalmente elevados de pigmentos biliares (bilirrubina) no sangue.


Dor nas costas depois do parto é normal?

Sentir dor nas costas depois do parto é bastante comum. Na maioria dos casos a dor, que geralmente acomete a coluna lombar, está relacionada com as alterações posturais e anatômicas que ocorrem principalmente no final da gravidez.


Publicidade
Publicidade

Atual Medica Gestao De Saude Ltda – Curitiba – PR



Bitencurte Home Care E Gerontologia – Adamantina – SP



Carla Andrea Ribeiro Braga – Belem – PA