Formigamento nas extremidades: o que pode ser e o que fazer?
Formigamento nas extremidades do corpo (mãos, pés ou dedos) pode ser sinal de compressão de algum nervo ou falta de irrigação sanguínea no local. Algumas causas de formigamento de extremidades, de acordo com a localização:
Dúvidas relacionadas
Corra a favor da saúde
Veja os benefícios e confira as dicas para não ter surpresas desagradáveis durante a prática da corrida
Artrose do polegar – O que é
A artrose é uma doença que causa inflamação, rigidez e destruição das articulações. Numa articulação normal a cartilagem recobre as extremidades ósseas permitindo-lhes moverem-se suavemente e sem dor.
A articulação da base do polegar é formada por um dos ossos do carpo (trapézio) e o primeiro dos três ossos do polegar (Metacárpico). Esta articulação (trapézio-Metacárpica) permite a mobilidade e a preensão do polegar com os outros dedos. Na osteoartrose, a camada de cartilagem deteriora-se e os ossos roçam entre si. Frequentemente afeta a articulação da base do polegar, também chamada trapézio-metacárpica. A artrose trapézio-metacárpica (Rizartrose) vai lentamente destruindo a articulação. A Rizartrose é mais frequente nas mulheres com mais de 40 anos, mas qualquer pessoa pode tê-la. Geralmente atinge ambos os polegares.
Tonturas – O que são?
Trata-se de um termo utilizado para descrever diversos sintomas, em que se inclui fraqueza, desequilíbrio, cabeça atordoada, vertigens ou sensação de desmaio. No caso da vertigem, ocorre a particularidade do paciente sentir que ele ou o meio onde se encontra estarem a rodar ou a mover-se.
As tonturas são um dos motivos mais comuns de consulta médica, embora raramente traduzam uma doença grave.
Mais causas cardiológicas do mal súbito:
- obstrução das artérias do coração: doença aterosclerótica coronariana, como a isquemia miocárdica e o infarto;
- doenças do músculo cardíaco: cardiomiopatia hipertrófica, de origem genética, na qual o coração fica hipertrofiado, com sua espessura aumentada.