Gastroenterite – Sintomas
As queixas habituais são diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos, mas também pode ocorrer febre e dores de cabeça.
Geralmente duram apenas alguns dias, mas podem prolongar-se até uma semana.
Quando a diarreia ou os vómitos são graves e persistentes, pode ocorrer desidratação, que se manifesta por olhos encovados, boca seca, sensação de língua grossa e redução do volume de urina, que adquire uma coloração escura.
É importante reforçar que a gastroenterite pode ser extremamente infecciosa. Os indivíduos infetados devem lavar as mãos após ir à casa de banho e antes de preparar comida para outras pessoas.
O ideal seria o doente permanecer em casa até que se verifique uma ausência dos sintomas (diarreia e/ou vómitos) durante pelo menos 48 horas.
Dúvidas relacionadas
Calafrios, dor muscular e na barriga e náuseas, o que tenho?
Seus sintomas são compatíveis com algum tipo de gastroenterite (infecção gástrica e intestinal), provavelmente de origem viral, popularmente conhecida como “virose”.
Ficar sem Depo-Provera dois meses tem risco engravidar?
Os anticoncepcionais injetáveis são bem eficazes durante seu período de ação (que pode variar entre 30 e 90 dias dependendo do anticoncepcional. Após esse período existe sim o risco de gravidez.
Dor e caroço no local da injeção: o que pode ser e o que fazer?
A ocorrência de dor e caroço no local de injeção intramuscular é relativamente comum e é considerada uma complicação deste procedimento.
Prevenção de quedas de idosos
Conheça os principais fatores de risco para as quedas e os cuidados e orientações que são bastante eficazes para evitar que elas ocorram