Hérnia abdominal – O que é

Publicidade

Corresponde a uma zona de fraqueza da parede abdominal que permite que parte do intestino ou de outro órgão, nesta cavidade, faça saliência para o exterior.

As hérnias umbilicais são uma das formas comuns no abdómen bem como as inguinais que ocorrem na zona da virilha. Outra forma é a incisional que surge na zona onde foi feita uma incisão cirúrgica.

Estima-se que cerca de 10% da população possa desenvolver um tipo de hérnia ao longo da sua vida. Nos Estados Unidos da América realizam-se cerca de meio milhão de cirurgias todos os anos. Mesmo em Portugal, é uma das mais frequentes.

As hérnias inguinais são mais comuns no homem e as hérnias umbilicais predominam no género feminino. Como regra, a sua incidência aumenta com a idade.


Dúvidas relacionadas


5 causas de barriga tremendo e quando devo me preocupar

A sensação de barriga tremendo ocorre, principalmente, em pessoas com tendência a formar excesso de gases, mas também é comum durante a gravidez, no período menstrual e nos casos de síndrome do intestino irritável.


Vómitos nas crianças – O que são?

Os vómitos são situações frequentes em pediatria e acompanham muitas das doenças infantis. Com frequência surgem em qualquer situação febril, com a garganta inflamada ou na gastroenterite. É importante saber que por si só não são sinónimo de gravidade.

Após um episódio de vómito, qualquer doente, criança ou adulto, fica prostrado e pálido. Todavia, passado pouco tempo a criança volta ao seu estado habitual.


Ptose palpebral – Tipos de Ptose Palpebral

A ptose palpebral pode ser uni ou bilateral e, consoante a idade de aparecimento, pode dividir-se em congénita ou adquirida:

Ptose congénita: Está presente desde o nascimento. Alterações durante o desenvolvimento do músculo levantador da pálpebra levam a um défice na sua função e a uma incapacidade de elevar normalmente a pálpebra. Quando a pálpebra superior oclui o eixo visual existe risco de ambliopia (limitação do desenvolvimento da visão), e a sua correção deve ser discutida.

Ptose adquirida: Desenvolve-se mais tardiamente e divide-se em aponevrótica, traumática, mecânica, neuropática ou miopática. Uma história clínica detalhada associada a um exame objetivo completo permitem habitualmente a identificação da causa. A ptose aponevrótica ou involucional é a mais frequente, ocorre de forma progressiva em idades mais avançadas por laxidão e estiramento do tendão de inserção do músculo levantador da pálpebra superior. Existem outros fatores que poderãoassocia-se à queda da pálpebra, por exemplo um trauma direto (ptose traumática), ou a presença de uma lesão que, pelo seu peso, pode limitar o movimento palpebral (ptose mecânica). A ptose neuropática deve-se a uma disfunção na enervação do músculo e está associada a casos de paralisia do III par craniano, síndrome de Horner, esclerose múltipla, síndrome de Guillian- Barré, entre outros. A ptose miogénica resulta de uma disfunção do próprio músculo e associa-se com frequência a alterações dos movimentos dos olhos no contexto de patologias como a oftalmoplegia externa progressiva, distrofia miotônica, miastenia gravis, entre outras.


Paranoia – Doenças e Tratamentos

Abrange um conjunto de perturbações de vários níveis, que se traduzem por orgulho excessivo, desconfiança e susceptibilidade desmedida, falsidade do julgamento e interpretações erróneas.


Publicidade
Publicidade