Hérnia discal – Sintomas

Publicidade

A hérnia de disco pode comprimir um nervo espinhal causando dor no braço e mão (braquialgia) e/ou no pescoço – hérnia cervical, adormecimento, formigueiro, alterações da sensibilidade e fraqueza muscular. Em alguns casos a hérnia comprime a medula causando disfunção neurológica severa, com perda de equilíbrio, coordenação motora, ou fraqueza muscular generalizada. A hérnia de disco pode também comprimir um nervo espinhal causando dor na perna e pé (ciática) e/ou nas costas – hérnia lombar, adormecimento, formigueiro, alterações da sensibilidade e fraqueza muscular.

A hérnia discal pode ser causada por um esforço, mas é comum que o doente não se recorde de nenhuma atividade ou acontecimento particular que tenham desencadeado os sintomas.


Dúvidas relacionadas


O que é dismorfia corporal e quais os sintomas?

Dismorfia corporal é um transtorno mental cujo principal sintoma é a preocupação extrema com um problema ou imperfeição imaginária, ou mínima do próprio corpo.


Vómitos nas crianças – Conselhos práticos

Fazer uma pausa alimentar superior a meia hora
Se a criança vomitou mais de uma vez, dar-lhe uma bebida açucarada, uma bolacha com doce ou um pouco de açúcar pode ajudar a interromper os vómitos e manter a criança hidratada e sem hipoglicemia
Passada meia hora, dar-lhe pequenos goles de chá fraco açucarado ou de soro de hidratação oral, com intervalos de tempos regulares
Se for necessário um antipirético, optar por um supositório
Fazer uma dieta sem gorduras
Não forçar a criança a comer
Não transmitir ansiedade à criança


Enurese noturna – O que é

A enurese, na criança, é definida como sendo uma disfunção caracterizada por perda involuntária de urina, de dia ou de noite, anómala em relação à idade da criança e que não é consequência de falta de controlo da bexiga, por doença neurológica, ataque epilético ou qualquer alteração estrutural do trato urinário. Pode estar presente desde sempre ou relacionar-se com alterações emocionais ou comportamentais.

Esta condição define-se pelas perdas repetidas de urina, na cama ou na roupa, pelo menos duas vezes por semana, durante três meses consecutivos, em crianças com mais de cinco anos. A enurese noturna refere-se a perdas de urina durante o sono e apresenta um impacto importante no comportamento da criança ou do jovem, no seu bem-estar e vida social, além de ser uma fonte de stress para a família.

Num estudo realizado em Espanha, a enurese noturna ocorre em cerca de 7,8% entre os seis e os 11 anos, sendo 70% rapazes, e diminui significativamente com a idade. Duas investigações portuguesas revelaram uma prevalência de enurese noturna entre os 6,1% e os 15,6% em crianças do ensino primário. Esta perturbação é duas a três vezes mais frequente em rapazes do que em raparigas e tem uma taxa de resolução espontânea de cerca de 15% por ano. Essa probabilidade é tanto menor quanto maior for a duração da enurese.


Benefícios do yoga para reduzir a ansiedade

Exercícios de yoga ajudam a harmonizar a respiração, trazendo os benefícios da atividade física para o corpo e para a mente


Publicidade
Publicidade

Maria Vilma Alves Dos Santos – Santos – SP



Clinica De Olhos Juara – Juara – RJ