Hiperplasia benigna da próstata (HBP) – O que é

Publicidade

É uma das doenças benignas mais comuns nos homens que se caracteriza por um aumento do volume da próstata.

A próstata é uma glândula que desempenha funções importantes para a fertilidade masculina e que se localiza por baixo da bexiga, envolvendo a uretra. Quando aumenta de volume, pode estreitar gradualmente a uretra dificultando o fluxo de urina. Como resultado, os músculos da bexiga tornam-se mais espessos e fortes de modo a conseguirem esvaziá-la.

Afeta cerca de 40% dos homens aos 50 anos e cerca de 90% aos 90 anos. É, portanto, uma doença progressiva, com importante impacto na qualidade de vida.


Dúvidas relacionadas


Enxaqueca – Doenças e Tratamentos

Enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça, intensa e pulsátil (latejante), que normalmente afeta um lado da cabeça. A acompanhar a dor podem surgir sintomas como vómitos, náusea e intolerância à luz (fotofobia) e ao som (fonofobia).


Icterícia Neonatal – O que é

Icterícia é a coloração amarelada das escleróticas (isto é, da superfície branca do olho) e da pele. Habitualmente é devida à imaturidade fisiológica do recém-nascido, mas também pode significar doença, pelo que os pais devem sempre informar o pediatra do bebé. 

A icterícia tem origem na degradação dos glóbulos vermelhos do sangue.  Estes glóbulos são renovados periodicamente, ou seja, quando uns terminam o seu tempo de vida são substituídos por outros. Esta renovação implica a intervenção do fígado, o qual tem por função limpar parte dos produtos de degradação dos glóbulos vermelhos. Quando o fígado é imaturo, pode surgir icterícia neste ciclo fisiológico, a qual é avaliada pela quantificação no sangue de uma substância denominada bilirrubina. Em termos genéricos, pode-se afirmar que a icterícia é tanto mais evidente quanto maior for o valor de bilirrubina, daí o termo hiperbilirrubinemia. 

Saliente-se que nas crianças de raça negra, a observação de icterícia na pele é mais difícil pela cor natural dos bebés, pelo que se deve reparar sempre na cor das escleróticas.


Úlcera gástrica – Sintomas

As queixas mais comuns são dores abdominais descritas como uma queimadura que ocorrem duas a três horas após as refeições. As dores tendem a ser piores quando o estômago está vazio e podem acontecer durante a noite. Melhoram com o uso de antiácidos e com a ingestão de alimentos.

Os doentes com esta patologia referem também dificuldade nas digestões, náuseas, vómitos, perda de apetite e de peso. Nos casos mais graves, em que a úlcera progride e perfura a parede do estômago, as dores são muito mais intensas, acompanhadas de rigidez abdominal e de perda de sangue no vómito ou pelas fezes. Estas situações constituem urgências médicas e requerem cuidados hospitalares imediatos.


Xantose – Doenças e Tratamentos

Coloração amarelada ou alaranjada da mucosa bucal, muitas vezes proveniente da perda de sangue.


Publicidade
Publicidade

Clínica Popular em Itapeva – SP



Maria Beatriz Vilas Boas Machado – Uberlandia – MG



Amanda Maria Bittencourt Geraldi Tormena – Paranavai – PR