Hipocondria – Sintomas

Publicidade

As preocupações da pessoa quanto à gravidade da doença são baseadas, muitas vezes, numa interpretação incorreta das funções normais do organismo, como acontece, por exemplo, com os normais ruídos intestinais. As pessoas com hipocondria utilizam esses sintomas para fundamentar a sua preocupação.

O facto de serem examinadas e tranquilizadas pelo médico não alivia as suas preocupações, mantendo-se a crença de que o profissional de saúde não conseguiu encontrar a doença subjacente. As queixas podem ser de carácter mais geral, como dor ou cansaço, ou serem mais específicas.

Na hipocondria, o paciente não finge nem mente. Ele acredita totalmente na doença e por isso recorre a muitos médicos, na busca de um que confirme a presença da sua patologia. Em alguns casos, o órgão ou sistema que são fonte de preocupação podem variar ao longo do tempo.

A hipocondria interfere assim de modo significativo na qualidade de vida destes indivíduos e afeta a sua vida familiar, social e profissional, gerando ansiedade ou depressão e perdas significativas de tempo e dinheiro em exames e consultas. Por outro lado, estão expostos a riscos adicionais, resultantes de testes invasivos realizados na procura de um diagnóstico, ou da dependência de analgésicos ou sedativos.


Dúvidas relacionadas


Ferro – Alimentação

O mineral é o principal componente das células vermelhas do sangue. Sua ausência no organismo causa a anemia, acarretando a fadiga, dores de cabeça e fraqueza. O ferro é encontrado nas carnes vermelhas, vegetais verdes escuros e cereais integrais.


Disfagia – Doenças e Tratamentos

A disfagia pode ser definida como dificuldade de deglutição e que pode conduzir a uma má alimentação e desidratação. Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças. Trata-se de um problema que afeta principalmente os idosos que padecem de doenças degenerativas.


Linfoma de Hodgkin é câncer?

Sim, linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que acomete o sistema linfático e ocorre sobretudo em adolescentes e adultos jovens. Existem 2 tipos de linfoma e ambos são malignos: Hodgkin e não-Hodgkin.


PET – O que é

A Tomografia por Emissão de Positrões (PET) é uma técnica de imagem médica recente que utiliza moléculas que incluem um componente radioativo (radionuclídeo).

 

Quando administradas no corpo humano, estas moléculas permitem detetar e localizar reações bioquímicas associadas a determinadas doenças, sobretudo nas áreas da Oncologia, Cardiologia e Neurologia.

 

O radiofármaco utilizado é um derivado da glicose.


Publicidade
Publicidade

Clínica Popular em Matutina – MG



Dra Maria De Fatima Schroder Lameirinhas – Juiz De Fora – MG