Hipoglicemia – O que é

Publicidade

A hipoglicemia acontece quando os níveis de glicose no sangue descem abaixo dos 70mg/dl.

Em condições normais, o organismo mantém a concentração de açúcar no sangue dentro de uma margem bastante estreita (por volta de 70 a 110 mg/dl). Na diabetes, os valores tornam-se demasiado altos; na hipoglicemia, são demasiado baixos. Estes levam ao incorreto funcionamento de muitos dos sistemas orgânicos.

O cérebro é especialmente sensível porque a glicose é a sua única fonte de energia. A forma de responder aos baixos valores de açúcar é, através do sistema nervoso, estimular as glândulas suprarrenais a libertar adrenalina. Isto provoca, por sua vez, a libertação de açúcar por parte do fígado para ajustar a sua concentração no sangue. Se continuar em valores demasiado baixos, o funcionamento do cérebro pode ficar prejudicado.


Dúvidas relacionadas


Cobre – Alimentação

Com ação antioxidante, esse mineral ajuda a combater os radicais livres no organismo e impedir o envelhecimento precoce das células. Está presente ner ervilhas, amendoim, nozes e fígado bovino.


Fratura da coluna – Sintomas

A dor e a alteração da mobilidade, associada ou não a alterações neurológicas, são as principais manifestações da doença. A dor moderada a grave nas costas piora com o movimento. Se a espinal medula estiver envolvida, também pode ocorrer dormência, formigueiro, fraqueza ou disfunção intestinal/urinária.


O que é aneurisma da aorta?

Aneurisma da aorta é uma dilatação local, anormal e permanente de uma parte da artéria aorta, a maior artéria do corpo humano. Considera-se um aneurisma, quando a dilatação da artéria ultrapassa 50% do diâmetro normal do vaso.


Anosmia – O que é

O olfato tem uma enorme responsabilidade na qualidade de vida, não só na perceção do cheiro dos alimentos e do ambiente, mas também no seu papel de alerta para vários perigos como o fumo, o gás ou a comida estragada. 

Anosmia é a perda total ou parcial do olfato, anosmia ou hiposmia respetivamente, com potencial risco de vida associado à não perceção de situações perigosas como uma fuga de gás, o cheiro a fumo ou a queimado, além da falta de noção do odor a comida estragada.


Publicidade
Publicidade