Infeção respiratória – O que é

Publicidade

Ocorre quando uma parte do aparelho respiratório é infetada por um microrganismo que pode ser um vírus, uma bactéria, um fungo ou um parasita. As suas manifestações dependem da área atingida. De facto, todas as partes do aparelho respiratório podem sofrer uma infeção: nariz (rinite); seios peri nasais (sinusite); faringe (faringite); laringe (laringite); brônquios (bronquite, bronquiectasias); pulmão (pneumonias) e pleura (pleurite). 

Embora a maioria sejam benignas, elas são muito frequentes e podem ser fatais. Por exemplo, as pneumonias são a terceira causa de mortalidade humana e a tuberculose ocupa o sétimo lugar. À escala mundial, as infeções respiratórias são responsáveis por cerca de quatro milhões de mortes todos os anos.

Elas podem ter um impacto variado, dependendo da sua frequência e da gravidade. As mais importantes são as pneumonias, as agudizações infeciosas da doença pulmonar obstrutiva crónica, a tuberculose e a gripe.

Em Portugal, estima-se que ocorram anualmente, mais de 800 mil casos de infeções respiratórias, 150 mil das quais são pneumonias. Em 2008 registaram-se mais de 50 mil internamentos por pneumonia, tendo falecido mais de quatro mil pessoas por esta doença, o que a torna a terceira causa de mortalidade no país.


Dúvidas relacionadas


O que é bom para parar a diarreia rapidamente?

Para parar a diarreia, é preciso beber bastante água e cuidar da alimentação, sem fazer jejum ou dietas restritivas. O uso de zinco, probióticos e antibióticos também podem ser prescritos pelo médico, se achar necessário.


Bebê pode tomar Nimesulida?

O bebê pode tomar nimesulida somente se for prescrito pelo médico. A nimesulida é um medicamento usado para combater a dor (analgésico), inflamações (anti-inflamatório) e febre (antipirético).


Infertilidade – Doenças e Tratamentos

A Organização Mundial de Saúde define infertilidade como a “ausência de gravidez após dois anos de relações sexuais regulares e sem uso de contracepção”. Existe, no entanto, consenso em considerar que após um ano, deve ser iniciado um processo de avaliação de eventuais fatores envolvidos.


Mieloma Múltiplo – Prevenção

Não existem estratégias de prevenção ou rastreio para o mieloma múltiplo.

O seu médico assistente estará atento às suas análises de sangue de rotina e a eventuais sintomas que apresente.


Publicidade
Publicidade

Esc M E F E M Severino Marinheiro – Juazeirinho – PB



Maria Cecilia Miranda Mc Grath – Uberlandia – MG



Paulo Henrique Santana Rego – Rio De Janeiro – RJ