Infeção urinária – Sintomas

Publicidade

Os principais sintomas que a infeção urinária provoca são:

Ardor ou dor ao urinar
Ocorrência de micções frequentes e em pequena quantidade
Vontade urgente e frequente de urinar
Urina com cheiro fétido
Alterações na sua cor
Dificuldade em iniciar a micção
Eliminação de sangue na urina
Dor na parte inferior do abdómen
Febre
Calafrios
Dor lombar
Náuseas
Vómitos

A maioria não apresenta gravidade significativa. Excetuam-se as que envolvem os rins e que requerem cuidados especiais. A lesão do rim na sequência de uma infeção urinária pode causar cicatrizes renais, hipertensão arterial ou mesmo insuficiência renal.


Dúvidas relacionadas


Pneumonia – Sintomas

A chamada “pneumonia da comunidade” pode ser classificada em típica e atípica. No primeiro caso, os sintomas são sobretudo respiratórios. No segundo, os doentes referem muitos sinais extra-respiratórios, o que significa uma infeção mais generalizada. Esta classificação é importante porque o tratamento é diferente.

A pneumonia adquirida na comunidade é definida como a apresentação de sinais, sintomas e alterações radiológicas comuns a esta patologia num doente que vem da comunidade e que desenvolve este quadro normalmente até 48h após a admissão no hospital. A pneumonia hospitalar ou nosocomial é aquela que ocorre 48h após o internamento e que não estava em incubação na altura da admissão.

A doença não apresenta sintomas específicos que permitam um diagnóstico imediato. De facto, os indícios que normalmente se observam são comuns a muitas enfermidades do aparelho respiratório e de outros sistemas. Os mais comuns são febre, muitas vezes elevada, arrepios de frio, tosse com mais ou menos expetoração (de cor amarelada, esverdeada ou cor de ferrugem), dificuldade respiratória ou mesmo falta de ar, dor torácica, de cabeça e muscular. Estes sintomas instalam-se geralmente de forma rápida e podem, ou não, coexistir. Na maioria dos casos a evolução é benigna, embora alguns tenham um mau prognóstico. Na realidade, apesar do aparecimento de novos medicamentos e técnicas de tratamento, a pneumonia da comunidade continua a causar a morte em cerca de 1% dos doentes.

A sua gravidade depende do agente responsável, da idade, do estado de saúde do paciente antes do aparecimento da patologia e de uma terapêutica adequada. Um diagnóstico precoce e um tratamento correto são, pois, a chave para o sucesso.


Rejuvenescimento da pele com laser de CO2 – Procedimento

O laser de CO2 causa o rápido aumento de temperatura dos tecidos destruindo a epiderme (corrigindo as imperfeições superficiais), e induzindo a remodelação do colagéneo na derme (com consequente melhoria das rugas e da flacidez cutânea). O facto de ser fracionado permite obter estes efeitos na pele mantendo “ilhas” micrométricas de epiderme e derme íntegras entre as áreas tratadas.

Este avanço tecnológico possibilita uma recuperação completa extremamente rápida após o tratamento (3-4 dias) sem comprometer a sua eficácia. Como exemplo, o resurfacing com laser de CO2 fracionado permite resultados comparáveis aos de um peeling médio com TCA ou ácido glicólico, com tempos de recuperação cerca de três vezes inferiores.

A análise dos estudos mais recentes sugere que a realização periódica de resurfacing com laser de CO2 fracionado, associado a outros cuidados como a proteção solar, permitirá prevenir o envelhecimento evitando a longo prazo a necessidade de recorrer a técnicas cirúrgicas como o lifting facial.

O resurfacing com laser de CO2 fracionado é um procedimento pouco doloroso, sendo realizado com anestesia local.


Dor no peito é sintoma de ataque cardíaco?

A dor no peito é o sintoma mais comum de um ataque cardíaco. A dor do infarto geralmente é: intensa, não melhora com o repouso e dura mais de 20 minutos, podendo irradiar do meio do peito para o braço (principalmente braço esquerdo), ombro, pescoço, mandíbula, abdômen ou costas. O ataque cardíaco também pode causar sensação de aperto, peso ou pressão no tórax.


Sangramento após a curetagem é normal?

Um sangramento leve após a curetagem pode ser normal e durar alguns dias. Sangramento intenso não é considerado normal após a curetagem.


Publicidade
Publicidade