Lesão da cartilagem do joelho – O que é

Publicidade

As lesões da cartilagem do joelho referem-se, frequentemente às roturas dos meniscos, eles próprios estruturas cartilagíneas.

 

As superfícies articulares dos ossos longos estão revestidas por cartilagem. Quando essa cartilagem sofre uma lesão fala-se em lesão condral ou, se a lesão envolver também o osso, designa-se por lesão osteocondral.

 

Estes dois tipos de lesões são comuns em pessoas com menos de 35 anos e acima dos 60 anos de idade.

 

As lesões da cartilagem podem ocorrer em desportos onde ocorrem movimentos de rotação, torção, desaceleração, placagem, drible ou contacto directo.

 

Existem diversas actividades quotidianas que afetar o joelho, dada a complexidade da sua estrutura e dada a diversidade de elementos que integram esta articulação.

 

As lesões das cartilagens do joelho são difíceis de tratar dada a sua reduzida capacidade de regeneração e dado o ambiente hostil que rodeia a articulação do joelho, submetida constantemente a inúmeros esforços. Como tal, elas tendem a evoluir para dor incapacitante e para osteoartrite precoce.


Dúvidas relacionadas


Reconstrução do ligamento cruzado anterior – Indicação Cirúrgica

Os doentes com indicação operatória formal, são aqueles que pretendem praticar desportos que contenham os movimentos referidos (Futebol, sky de neve, andebol, ténis, dança, etc). Igualmente todos os doentes que tenham sintomas de instabilidade (sensação de falhar ou insegurança) em atividades da vida diária.

Geralmente, a cirurgia não deve ser realizada imediatamente após a lesão, já que aumenta o risco de rigidez articular e dor no período pós-operatório. A fisioterapia pode ser necessária entre 2 a 6 semanas antes da cirurgia, para que o joelho recupere a mobilidade e a massa muscular quase completa.


Exame: granuloma no pulmão com 0,3 centímetro?

O granuloma é um pequeno nódulo, de origem inflamatória, que o organismo forma ao redor de algo que o corpo não reconhece mas também não consegue expulsar. Portanto, trata-se de uma reação do organismo contra um germe, cicatriz ou corpo estranho.


Fezes com muco em bebês e crianças é grave? O que pode ser?

Fezes com muco em bebês e crianças podem não representar uma doença grave. Em bebês, quando ocorre a dentição, por conta da deglutição da saliva, um potencial irritante intestinal, pode haver evacuação com muco.


Vomitar sangue: o que pode ser?

Vomitar sangue pode ter diversas causas. A presença de sangue no vômito se chama hematêmese e indica que o sangue pode ser proveniente do estômago, da boca, da garganta, do esófago ou da porção inicial do intestino delgado, não sendo, portanto, obrigatoriamente um sinal de gravidez.


Publicidade
Publicidade

Maria Carolina De Pinho Porto – Cabo Frio – RJ



Clinica Espec Simplan Brigadeiro – Sao Paulo – SP