Lesões da cartilagem do tornozelo – O que é

Publicidade

A cartilagem da articulação do tornozelo apresenta uma superfície suave e firme que permite movimentos suaves. A lesão dessa cartilagem pode conduzir a uma lesão das superfícies articulares.

 

As lesões da cartilagem do tornozelo podem resultar de um traumatismo ou de um processo degenerativo.

 

No jovem, os traumatismos ocorrem em desportos como o futebol ou andebol, muitas vezes com entorse associada, e, nestes casos, um fragmento de cartilagem (1 a 2 cm de diâmetro) destaca-se da restante superfície, permanecendo os seus bordos intactos. Desde que o osso esteja íntegro e exista boa capacidade de regeneração, este tipo de lesão responde muito bem ao tratamento.

 

As lesões degenerativas, resultantes de um stress continuado ao longo de muito tempo, têm uma evolução mais desfavorável. Nestes casos, ocorre inicialmente um amolecimento da cartilagem, com formação de fissuras, redução da espessura da cartilagem que se torna frágil e friável.

 

Quando este processo se instala, uma recuperação espontânea deixa de ser possível. Embora nem sempre a dor seja significativa, estas situações são graves e devem ser tratadas nas suas fases iniciais. Nas fases mais avançadas, o tratamento da lesão e o alívio da dor obrigam, com frequência, ao recurso a próteses articulares.


Dúvidas relacionadas


Epistaxis – O que é

Epistaxis é o termo médico para a hemorragia nasal. Devido à posição do nariz no meio da face e ao elevado número de vasos sanguíneos que contem, a maioria das pessoas pode sofrer nalgum momento da vida de uma hemorragia nasal. Os sangramentos nasais são frequentemente originados ??por trauma local, corpos estranhos, infeções e inalação de ar seco. Nas crianças as hemorragias nasais espontâneas são bastante comuns e igualmente em pessoas que tomam anticoagulantes, com  hipertensão ou alterações da coagulação. Outras causas mais raras de hemorragia nasal incluem tumores e malformações vasculares. Embora raramente seja motivo de alarme, as epistaxis podem ser fatais em casos raros.


Orbitopatia tiroideia – Sintomas

Dependem da fase da doença: inflamatória ativa ou tardia inativa. As queixas são variáveis e habitualmente bilaterais, podendo ser assimétricas.

A fase ativa inicial é a mais sintomática, o paciente nota que os olhos estão vermelhos e as pálpebras inchadas, sobretudo ao acordar. Um ou ambos os olhos podem ficar mais salientes ou “saídos” (exoftalmia), e pode desenvolver-se um dos sinais mais característicos, a retração das pálpebras, que conferem um ar de “surpresa”. Outros possíveis sintomas são a visão dupla ou uma sensação de dor ou pressão que piora com os movimentos dos olhos. É habitual a sensação de irritação ocular, sensibilidade à luz e nos casos mais graves diminuição da visão.

O acompanhamento destes casos deve ser feito por um Oftalmologista com experiência na área em conjunto com o Endocrinologista.


Quais as vantagens e desvantagens do parto humanizado?

As principais vantagens do parto humanizado para a mulher são: Poder ter a presença de um(a) acompanhante escolhido(a) pela parturiente;


Quem tem problemas de tireóide pode engravidar?

Sim, pode engravidar, desde que sua condição esteja sob controle. A gravidez está diretamente relacionada com o aumento da necessidade de secreção hormonal pela tireoide, a partir das primeiras semanas depois da concepção. A gestação provoca diversas alterações fisiológicas que mexem com a função da tireóide, de maneira a suprir esta maior demanda. Para as mulheres grávidas normais que vivem em áreas suficientes em iodo, este desafio em ajustar a liberação de hormônios tireoidianos geralmente ocorre sem dificuldades.


Publicidade
Publicidade

Cliapsi Clinica De Avaliacao Psicologia E Consultoria – Olinda – PE



Tsb Servicos Medicos – Aracaju – SE