Litíase da vesícula biliar – O que é

Publicidade

Chama-se litíase da vesícula à presença de um ou mais cálculos (vulgarmente conhecidos por “pedras”) no seu interior.

A vesícula é um pequeno saco que se localiza na face inferior do fígado. É onde fica armazenada a bílis que é produzida no fígado. Após a ingestão de alimentos, a vesícula contrai-se a fim de lançar a bílis para o intestino delgado através das vias biliares (sistema de canais que drenam a bílis do fígado) para ajudar a digestão das gorduras.

A litíase biliar é uma condição frequente. Na Europa cerca de 10% das pessoas têm esta condição. É a doença mais comum das vias biliares. Em geral, é duas a três vezes mais comum na mulher do que no homem. A idade é importante e a prevalência no género feminino varia entre 5% a 20% até aos 50 anos e de 25% a 30% depois dessa idade.


Dúvidas relacionadas


Alzheimer – O que é

A doença de Alzheimer constitui numa alteração neurológica que causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos. Atualmente é o tipo de demência mais comum, sendo responsável por 60% a 80% dos casos nos Estados Unidos: em 2013, 6,8 milhões de pessoas foram diagnosticadas com demência, dos quais cinco milhões classificados como Alzheimer. Em 2050, espera-se que os números dupliquem.

A doença de Alzheimer, de instalação insidiosa e progressão lenta, afeta, primeira e predominantemente, a memória episódica, com o doente a começar a ter dificuldades em lembrar-se de fragmentos recentes da sua vida (onde coloca os objetos, os recados, o que comeu no dia anterior, em que dia do mês está).


Tenho muita coceira nos olhos. O que pode ser e o que fazer para aliviar?

Coceira nos olhos pode ser sintoma de alergia, conjuntivite, terçol ou ainda outras inflamações e infecções oculares. Porém, a coceira no olho é o principal sintoma de alergia ocular. A maioria dos casos é leve e manifesta-se sob a forma de conjuntivites alérgicas, geralmente associadas a rinite alérgica, asma e dermatite atópica.


Cancro do Ovário – Prevenção

Não está recomendado qualquer tipo de rastreio para o cancro do ovário na população em geral, nomeadamente com a utilização do nível sérico de CA125 (marcador tumoral) ou ecografia transvaginal, não se tendo demonstrado qualquer beneficio na redução das taxas de mortalidade, e acrescentando potenciais danos relacionados com os resultados falso-positivos.

Nenhum marcador tumoral (CA125, HE-4, beta-gonadotrofina coriónica humana, alfa-fetoproteína, desidrogenase láctica) é completamente específico, portanto, o uso destes testes deve ser feito em conjunto com os achados morfológicos e clínicos


Rotura de ligamentos – Sintomas

As lesões nos ligamentos são geralmente acompanhadas de dor no local da lesão e dificuldade na mobilização do membro afetado.


Publicidade
Publicidade