Mastopexia – O que é
Neste procedimento cirúrgico, o excesso de pele é retirado sem actuar ao nível do tecido adiposo e da glândula mamária.
Dúvidas relacionadas
Catarata infantil – O que é
É uma das principais causas de cegueira evitável em idade pediátrica. Estima-se que a nível mundial, existam 200 000 crianças cegas devido a cataratas.
A catarata pode ser uni ou bilateral, e ser ou não acompanhada de outras anomalias oculares.
No caso de impedir uma boa visão, pode secundariamente causar estrabismo (desvio ocular) ou nistagmo (tremor ocular constante). Qualquer um destes sintomas deve motivar observação por um oftalmologista.
O período crítico do desenvolvimento visual ocorre nos primeiros anos de vida, pois neste período uma estimulação visual adequada conduzirá ao desenvolvimento correto da visão. A perda da nitidez da imagem durante este período irá conduzir a uma ambliopia (olho preguiçoso)
Depois que tirei a vesícula tenho muita dor abdominal…
Entenda como a Herpes-zóster pode estar relacionada com esclerose múltipla
Discalculia – O que é
As perturbações da aprendizagem não correspondem a deficiências físicas ou mentais e não refletem a inteligência da criança. Contudo, estas perturbações afetam a sua capacidade de utilizar determinadas ferramentas, o que é importante e pode interferir com o seu desempenho escolar.
As perturbações da aprendizagem mais comuns são a dislexia, que perturba a leitura, a discalculia que interfere com a abordagem de conceitos matemáticos e a dificuldade de aprendizagem não verbal, relacionada com a coordenação e com a linguagem corporal. Estas perturbações podem existir em simultâneo numa mesma criança.
O termo discalculia deriva de acalculia, que corresponde a um transtorno adquirido da capacidade para realizar operações matemáticas, depois de estas se terem consolidado. Encontra-se sobretudo em crianças, é de carácter evolutivo ou relaciona-se com o desenvolvimento e associa-se sobretudo a dificuldades na matemática, mais concretamente da aprendizagem do cálculo. Mas pode-se manifestar ao nível da leitura, da escrita, de números ou símbolos, de conceitos e regras matemáticas, de memorização de factos e conceitos, e também no raciocínio abstrato. Podem ainda estar associadas a problemas em aprender a ver as horas ou a lidar com o dinheiro.