Meu namorado teve meningite aos 15 anos e ficou com sequelas (cegueira). É reversível?

Publicidade

Cegueira e surdez estão entre as possíveis sequelas da meningite, porém, elas podem ser de caráter permanente ou temporário. No caso do seu namorado, que já teve meningite há 15 anos, é muito improvável que a sua cegueira seja reversível, no entanto, ele precisaria ser melhor avaliado por um médico.


Dúvidas relacionadas


Monócitos baixos, o que pode ser?

Os monócitos baixos, uma condição também conhecida como monocitopenia, podem ser causados por, entre diversas outras razões: Estresse, terapia com imunosupressores, leucemia aguda, uso de corticóides, anemia aplástica.


Vitaminas – Alimentação

A, do complexo B, C, D, E, K… São os compostos orgânicos e nutrientes encontrados nos alimentos. As vitaminas são essenciais para o funcionamento do organismo e devem ser inseridas em pequenas quantidades ao longo da alimentação.


Ambliopia – O que é

A ambliopia (“olho preguiçoso”) consiste na diminuição da visão de um olho, ou menos frequentemente de ambos os olhos, devido a problemas que interferem no normal desenvolvimento visual durante a infância. Geralmente o olho amblíope não tem alterações aparentes, contudo a sua visão é inferior ao normal. É uma situação que afeta cerca de 5% das crianças e embora tenha a sua origem na infância, se não for diagnosticada e tratada precocemente, a baixa de visão permanece durante a idade adulta.

 

Porque surge?

A estrutura do aparelho visual está completamente formada à nascença. Contudo, a função visual é muito pobre. O seu desenvolvimento dá-se a nível cerebral, dependendo do bom funcionamento dos olhos, pois é necessário um estímulo visual adequado para o cérebro “aprender a ver”. 

A ambliopia surge porque o cérebro não “reconhece” a imagem menos nítida que é captada e enviada por um dos olhos, e ao “favorecer” o outro olho com melhor visão pode “bloquear” as imagens enviadas pelo pior, tornando-o amblíope (“preguiçoso”).

O período da infância em que a visão evolui a nível cerebral chama-se período crítico. A duração deste período é variável para diferentes aspetos da função visual, podendo prolongar-se até cerca dos oito anos de idade. No entanto, em casos como por exemplo, o de algumas cataratas congénitas, o período crítico pode terminar muito precocemente nos primeiros meses de vida. Assim, dependendo das situações, há limites de tempo para além dos quais, mesmo que estas sejam corrigidas, já não se obtêm melhorias da visão.


Sarampo – Doenças e Tratamentos

O sarampo (rubéola, sarampo de 9 dias) é uma infecção viral muito contagiosa que produz diversos sintomas e uma erupção característica.


Publicidade
Publicidade

7 Sentidos Espaco Terapeutico Eireli – Goiania – GO



Aryela Bergamin Silverio Da Silva Me – Juina – MT