Minha menstruação veio só um dia e parou, o que significa e o que posso fazer?

Publicidade

Pequenas alterações no ciclo menstrual como, por exemplo, a menstruação vir por um dia somente e parar, são consideradas normais. Geralmente, ocorrem devido ao início da menstruação, ao uso de anticoncepcionais e outros medicamentos, estresse, ovulação, gravidez.


Dúvidas relacionadas


Icterícia – Sintomas

A icterícia tanto pode surgir de repente como desenvolver-se lentamente. Os principais sinais e sintomas da icterícia incluem: escleróticas e pele amarela, urina mais escura, fezes normais ou esbranquiçadas, consoante o tipo de doença subjacente.


O que pode causar íngua na virilha?

A presença de uma íngua (linfonodo aumentado) na virilha pode ter várias causas e estar associada a doenças infecciosas, reumatológicas e cânceres.


Rotura de ligamentos – O que é

A rotura de ligamentos é uma lesão geralmente resultante de traumatismo, em que ocorre a rotura completa dos ligamentos que unem os ossos do corpo.

Os ligamentos são constituídos por fibras de colagénio, dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas nas outras. São maleáveis e flexíveis para permitir a liberdade dos movimentos, porém são fortes, resistentes e elásticos (para não ceder facilmente à ação de forças). Tal com os tendões, desempenham um papel na estabilização do esqueleto durante o movimento, podendo ambos sofrer lesões. Os ligamentos tendem a ficar mais frágeis com a idade e as roturas tornam-se mais comuns à medida que se envelhece.


Autismo – Sintomas

O autismo manifesta-se habitualmente nos primeiros 3 anos de vida, particularmente na faixa etária dos 15 meses aos 3 anos, altura em que é esperada uma grande evolução nas competências de comunicação das crianças. Os sinais de alarme incluem:

Não apontar com o dedo para pedir ou mostrar aos 16 meses
Usar pouco o contacto ocular para fazer pedidos e na comunicação em geral
Não responder ao seu nome
Não se envolver em gracinhas e jogos de imitação (ex: bater palminhas)
Ser muito independente em idade precoce, isto é, não solicitar/envolver os outros
Apresentar comportamentos repetitivos como rodar objetos ou alinhar formas e cores
Não usar frases de duas palavras aos dois anos ou deixar de dizer palavras que já dizia

No entanto, é necessária uma avaliação detalhada e integrada para confirmar o significado destes sintomas. Algumas crianças têm sintomas isolados que não correspondem necessariamente ao diagnóstico de PEA.

A dificuldade em descodificar as ações e o pensamento do outro, o atraso na linguagem (frequente, mas não obrigatório), a necessidade de estimulação sensorial ou hipersensibilidade a determinados estímulos (ex: estímulos sonoros), podem associar-se a birras frequentes e difíceis de acalmar, agressividade ou comportamentos estranhos para as outras pessoas.

Algumas condições com sintomas mais leves podem tornar-se evidentes apenas mais tarde (depois dos 3 anos), quando passa a existir uma maior exigência em relação ao comportamento social da criança/adolescente.

Os interesses específicos podem determinar que a criança se destaque em competências específicas, acima do esperado para a sua idade (ex: conhecer todas as marcas de automóveis, ou números e letras precocemente). Contudo, nas situações de PEA, existem outras competências importantes que ficaram para trás, principalmente do ponto de vista social.


Publicidade
Publicidade

Cevida – Santarem – RJ



Paulo Roberto Pereira Da Silva – Santos – SP