Míope – Doenças e Tratamentos

Publicidade

Indivíduo que vê mal à distância, ou seja, é capaz de ver os objetos próximos de forma nítida e focada mas o mesmo não acontece com os que estão distantes.


Dúvidas relacionadas


O que é adrenalina e quais os seus efeitos no nosso corpo?

A adrenalina ou epinefrina é um hormônio produzido por glândulas localizadas sobre os rins (glândulas suprarrenais), responsáveis por preparar o corpo para reagir em situações de euforia, medo ou estresse emocional.


Lesões da cartilagem do tornozelo – Sintomas

As lesões da cartilagem podem variar na sua dimensão, localização e profundidade. Os sintomas irão variar em função desses parâmetros.

 

Quando a lesão da cartilagem é extensa, ocorre dor intensa, inchaço e rigidez da articulação.

 

Se um fragmento de cartilagem se soltar, pode ficar preso entre as superfícies articulares, bloqueando o seu movimento e causando dor e incapacidade na marcha.


Alta miopia – Sintomas

O indivíduo míope consegue ver nitidamente de perto, mas tem dificuldade na visão de longe. 

A alta miopia é frequentemente diagnosticada durante a adolescência; pode levar a uma baixa de visão que não é corrigida por óculos, por atrofia da camada do olho responsável pela receção dos estímulos luminosos, o que se traduz em áreas de menor definição no campo visual.  Os doentes com alta miopia devem realizar exames oftalmológicos regulares para verificar a existência de danos oculares pois, em muitos casos, os sintomas não são evidentes. É, ainda assim, aconselhável uma auto-monitorização frequente de modo a identificar precocemente algumas das complicações.

 

Os sintomas que devem levar um alto míope a procurar uma observação oftalmológica são: 

Visualização de flashes de luz (fotopsias)
Visualização de moscas volantes (miodesópsias) 
Baixa de acuidade visual súbita 
Distorção de imagem súbita

 

Estes sintomas podem estar associados a um descolamento de retina ou neovascularização coroideia e necessitam de terapêutica dirigida.


Rotura de ligamentos – O que é

A rotura de ligamentos é uma lesão geralmente resultante de traumatismo, em que ocorre a rotura completa dos ligamentos que unem os ossos do corpo.

Os ligamentos são constituídos por fibras de colagénio, dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas nas outras. São maleáveis e flexíveis para permitir a liberdade dos movimentos, porém são fortes, resistentes e elásticos (para não ceder facilmente à ação de forças). Tal com os tendões, desempenham um papel na estabilização do esqueleto durante o movimento, podendo ambos sofrer lesões. Os ligamentos tendem a ficar mais frágeis com a idade e as roturas tornam-se mais comuns à medida que se envelhece.


Publicidade
Publicidade

Vanda Lucia Venturi Nogueira – Campinas – SP



Leandro De Araujo Bento – Fortaleza – CE