Miopia – Sintomas

Publicidade

A miopia determina uma redução da qualidade da visão ao longe. Numa criança, essa diminuição pode passar despercebida, sobretudo se afetar apenas um olho. A visão ao perto não é atingida, a não ser nos casos de miopia muito elevada. As crianças podem queixar-se de dores de cabeça, de cansaço, o seu rendimento escolar pode ser prejudicado e tendem a aproximar-se muito da televisão ou dos objetos. Como em muitas situações estes sintomas não são percetíveis, é essencial a realização de uma consulta de oftalmologia por volta dos três anos que permite detetar a presença de astigmatismo, miopia ou hipermetropia e, se necessário, proceder à sua correção.

No adulto, as queixas são mais óbvias porque a dificuldade visual é facilmente detetada e correspondem a dores de cabeça, cansaço nos olhos ou fadiga na condução.


Dúvidas relacionadas


Daltonismo – Doenças e Tratamentos

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual onde se vê várias cores caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, sendo as mais frequentes o vermelho e o verde.


Câncer de pâncreas tem cura?

Câncer de pâncreas pode ter cura se for diagnosticado no início. Contudo, a ausência de sintomas na fase inicial dificulta o diagnóstico precoce de um tumor maligno no pâncreas.


Ansiedade – Sintomas

Os sintomas mais comuns são as sensações de apreensão ou preocupação, de impotência, de medo ou pânico. Estas associam-se frequentemente a manifestações físicas como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, suores, tremores, sensação de fadiga, entre outros.

Os diferentes tipos de ansiedade apresentam sinais específicos:

Os ataques de pânico podem começar de forma súbita, causando sintomas físicos muito fortes, quase de asfixia. Na agorafobia, a ansiedade ocorre em ambientes nos quais o paciente se sente encurralado.
As fobias sociais acontecem em circunstâncias de exposição social ou pública.
Na doença obsessiva compulsiva surgem pensamentos persistentes e um desejo incontrolável de repetir, sem razão aparente e sem propósito, um determinado ato.
No stress pós-traumático, o paciente sente que está a reviver uma experiência traumática, referindo reações emocionais e físicas muito intensas.


Dieta vegetariana – O que é

A dieta vegetariana ou alimentação vegetariana refere-se a um consumo alimentar que utiliza predominantemente produtos de origem vegetal. Existem vários tipos de dietas vegetarianas, nas quais a carne e o peixe são sempre excluídos, mas que, em alguns regimes, podem incluir ovos e/ou laticínios.

É um regime alimentar que tem sido adotado de forma crescente nos últimos anos, por motivos filosóficos, religiosos e culturais. Estima-se que existam 30,000 vegetarianos em Portugal.

 As várias modalidades de alimentação vegetariana podem ser nutricionalmente equilibradas, contemplando os aportes essenciais em proteínas, lípidos, hidratos de carbono e oligoelementos. Para tal, a sua implementação em lactentes e crianças deve sempre ser acompanhada pelo pediatra assistente e uma equipa de nutrição pediátrica, de forma a garantir este equilíbrio e a adaptação do regime alimentar a cada caso. Deve sempre ser suplementada com Vitamina B12 pois esta é proveniente em exclusivo de produtos de origem animal, e é componente essencial para o normal crescimento e desenvolvimento da criança.


Publicidade
Publicidade

Maria Do Socorro De Freitas Oliveira Pontes – Fortaleza – CE



Souza Neto Camargo Assistencia Medica – Rio De Janeiro – RJ