Morfina – O que é

Publicidade

Foi criada em 1803, pelo farmacêutico alemão Friedrich Wilhelm Adam Serturner, e que lhe deu o nome em homenagem ao Deus grego do sono, Morfeu.

O seu uso foi mais difundido a partir de 1853, com a invenção da seringa. Actualmente esta substância existe em forma de pó, líquido, barra ou comprimidos, podendo ser consumida por via oral, fumada ou injectada.


Dúvidas relacionadas


Lesão do ligamento cruzado posterior – O que é

As lesões do ligamento cruzado posterior são geralmente causadas por uma pancada na parte frontal do joelho ou pelo pousar mal a perna durante um jogo vigoroso.

 

Este ligamento localiza-se na parte posterior do joelho e impede a tíbia de se deslocar para trás em excesso.

 

A lesão do ligamento cruzado posterior requer um trauma violento, como uma pancada do joelho contra o painel do carro num acidente de viação ou a queda de um futebolista sobre o joelho dobrado.

 

De facto, este ligamento é mais forte do que o ligamento cruzado anterior, sendo mais difícil de lesionar. Quando ocorre lesão, ela tende a ser mais subtil e mais difícil de avaliar do que as lesões de outros ligamentos. Do mesmo modo que a lesão do ligamento cruzado anterior, as lesões do ligamento cruzado posterior associam-se a lesões de outros ligamentos, cartilagens e ossos.

 

Este tipo de lesões podem ser classificadas em função da sua gravidade:

Grau 1: lesão ligeira em que o ligamento está ligeiramente distendido mas ainda é capaz de manter a articulação do joelho estável.

Grau 2: aqui a distensão é maior e o tendão fica lasso, podendo ocorrer uma rotura parcial.

Grau 3: corresponde a uma rotura total do ligamento com instabilidade da articulação do joelho.

 

Ao contrário do ligamento cruzado anterior, aqui as roturas parciais são as mais comuns, com o potencial de uma regeneração espontânea.

 

Os pacientes com este tipo de lesão são geralmente capazes de retomar a atividade desportiva sem problemas de estabilidade no joelho.


Pomada vaginal corta o efeito de anticoncepcional injetável?

Não, as pomadas vaginais que têm na sua composição anti-inflamatórios, antibióticos ou antifúngicos, e que habitualmente são utilizadas para tratamento de vulvovaginites, tem ação local, tópica, não interferindo com o efeito do anticoncepcional injetável.


Sacarose – O que é

É o mais abundante dos açúcares, constituído por glicose e frutose e que resulta no açúcar alimentar de beterraba, de cana ou de ácer.

Trata-se de uma massa branca cristalina, solúvel na água, que não funde, mas que se decompõe a partir de 160 graus em água e dióxido de carbono, libertando o característico aroma a caramelo. Para além de alimento, a sacarose serve como edulcorante e excipiente (para comprimidos).


Tenho HPV oral, posso transmitir a doença através do beijo?

Sim. O vírus HPV pode ser transmitido por contato direto com a pele ou mucosas de pessoas contaminadas, como o beijo, principalmente quando houver feridas ativas na boca. No entanto, nem sempre as feridas causadas pelo HPV na boca são visíveis a olho nu.


Publicidade
Publicidade

Dra Nila Pimentel Reabilitdacao Avancada – Rio De Janeiro – RJ



Roberto Luiz Hungerbuhler Pessoa – Teresopolis – RJ



Ceo Siderlandia Dr Antonio D Aparecida Baptista E Silva – Volta Redonda – RJ