Neuroma de Morton – Sintomas

Publicidade

Habitualmente os doentes queixam-se de uma dor plantar intensa, descrita como uma espécie de descarga elétrica entre dois dedos. Caracteristicamente, a dor surge apenas durante a marcha e especialmente quando se usa calçado mais apertado, aliviando quando descalços e com os pés sobre uma superfície fria. Alguns doentes referem também uma dor irradiada para trás, ao longo dos metatarsos. Em alguns casos, sentem formigueiros e adormecimento (parestesias) nos dedos atingidos pelo nervo sensitivo afetado.


Dúvidas relacionadas


Anestesia regional – O que é

Com este tipo de anestesia pretende-se anestesiar apenas a porção do corpo a ser intervencionada.

A anestesia regional é efectuada em determinadas regiões do corpo através da injecção de um fármaco numa determinada área nervosa, insensibilizando essa região.


Qual é o tratamento para transtorno dissociativo de identidade?

O tratamento do transtorno dissociativo de identidade é feito geralmente com psicoterapia e medicamentos.


Icterícia Neonatal – O que é

Icterícia é a coloração amarelada das escleróticas (isto é, da superfície branca do olho) e da pele. Habitualmente é devida à imaturidade fisiológica do recém-nascido, mas também pode significar doença, pelo que os pais devem sempre informar o pediatra do bebé. 

A icterícia tem origem na degradação dos glóbulos vermelhos do sangue. Estes glóbulos são renovados periodicamente, ou seja, quando uns terminam o seu tempo de vida são substituídos por outros. Esta renovação implica a intervenção do fígado, o qual tem por função limpar parte dos produtos de degradação dos glóbulos vermelhos. Quando o fígado é imaturo, pode surgir icterícia neste ciclo fisiológico, a qual é avaliada pela quantificação no sangue de uma substância denominada bilirrubina. Em termos genéricos, pode-se afirmar que a icterícia é tanto mais evidente quanto maior for o valor de bilirrubina, daí o termo hiperbilirrubinemia. 

Saliente-se que nas crianças de raça negra, a observação de icterícia na pele é mais difícil pela cor natural dos bebés, pelo que se deve reparar sempre na cor das escleróticas.


Dermatite atópica – Sintomas

Caracteriza-se por prurido cutâneo, que tende a ser recorrente, sendo que a distribuição das lesões varia com a idade. As típicas de fase aguda consistem em erupções avermelhadas, formando pápulas ou vesículas, com exsudação e formação de crosta que evoluem, na fase crónica, para lesões descamativas.

Esta dermatite pode, na primeira infância, atingir toda a superfície corporal, mas poupa em geral a região das fraldas; durante a segunda infância ocorre preferencialmente nos membros, com particular destaque nas superfícies flexoras. Na idade adulta as lesões localizam-se nas mãos e pés, nas zonas flexíveis dos membros e na região cervical. A pele nestas zonas torna-se mais grossa, áspera e escurecida. Embora se tenda a localizar nestas regiões, a dermatite atópica pode generalizar-se, atingindo grandes áreas corporais. O ato de coçar pode causar escoriações na pele e infeção secundária.

Passada a infância, pode ocorrer a eliminação total das lesões mas, geralmente, a doença tem curso crónico, com períodos de melhoria e de agravamento. É comum, após o desaparecimento da dermatite atópica, ocorrer a substituição desta por uma das outras formas de apresentação da atopia (asma ou rinite). Outra característica da pele nestes casos é a sua maior tendência para secar, o que pode também dar origem à sensação de prurido e à descamação. O stress emocional pode desencadear períodos de exacerbação.


Publicidade
Publicidade

Carolina Lupi Goncalves – Rolim De Moura – RO



Centro Radiologico Campinas – Campinas – SP



Centro De Especilidade Da Mulher – Carpina – PE