Nevo – Doenças e Tratamentos

Publicidade

O nevo melanócito pode apresentar uma grande variedade de aspectos. Achatado, elevado ou mesmo papilomatose, pode variar de cor (desde cor-de-rosa a castanho-escuro ou preto) e de tamanho (de poucos milímetros a vários centímetros).


Dúvidas relacionadas


Doença de Dupuytren – Sintomas

A doença não costuma causar dores. Desenvolve-se normalmente de forma lenta com o aparecimento de um nódulo ao nível da prega distal da palma da mão, mais frequentemente no 4º e 5º dedos, evoluindo posteriormente com uma corda entre a palma e os dedos, levando progressivamente à retração destes sobre a palma da mão com interferência nas atividades diária. A pele pode estar envolvida, mas os tendões e estruturas vasculo-nervosas não são afetadas.

A doença atinge mais o dedo anelar e dedo mínimo, tendo geralmente evolução lenta durante anos, mas também pode ter uma evolução mais rápida e causando contratura severa dos dedos da mão.


Tenho um cisto no punho. O que pode ser e o que devo fazer?

É provável que um cisto no punho seja um cisto sinovial. Trata-se de um nódulo semelhante a uma bolsa, cheio de líquido proveniente da articulação ou de algum tendão (líquido sinovial). O cisto sinovial pode surgir em qualquer articulação, mas é mais comum no punho e na mão.


Alcoolismo Agudo – Doenças e Tratamentos

O álcool é um depressor do cérebro e atua diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, coração, vasos e na parede do estômago.


Hipocondria – Sintomas

As preocupações da pessoa quanto à gravidade da doença são baseadas, muitas vezes, numa interpretação incorreta das funções normais do organismo, como acontece, por exemplo, com os normais ruídos intestinais. As pessoas com hipocondria utilizam esses sintomas para fundamentar a sua preocupação.

O facto de serem examinadas e tranquilizadas pelo médico não alivia as suas preocupações, mantendo-se a crença de que o profissional de saúde não conseguiu encontrar a doença subjacente. As queixas podem ser de carácter mais geral, como dor ou cansaço, ou serem mais específicas.

Na hipocondria, o paciente não finge nem mente. Ele acredita totalmente na doença e por isso recorre a muitos médicos, na busca de um que confirme a presença da sua patologia. Em alguns casos, o órgão ou sistema que são fonte de preocupação podem variar ao longo do tempo.

A hipocondria interfere assim de modo significativo na qualidade de vida destes indivíduos e afeta a sua vida familiar, social e profissional, gerando ansiedade ou depressão e perdas significativas de tempo e dinheiro em exames e consultas. Por outro lado, estão expostos a riscos adicionais, resultantes de testes invasivos realizados na procura de um diagnóstico, ou da dependência de analgésicos ou sedativos.


Publicidade
Publicidade