Nódulos das cordas vocais – O que é
Os nódulos das cordas vocais são formações benignas fibrosas (calosidades) que resultam de má colocação e do uso excessivo da voz em esforço. Isto é, são pequenas lesões benignas que crescem porque as cordas vocais fazem atrito uma na outra com demasiada força enquanto vibram. Desenvolvem-se habitualmente no bordo livre das cordas vocais na transição do terço anterior com os dois terços posteriores, sendo habitualmente bilaterais. Mulheres entre 20 e 50 anos e crianças são mais propensas a estes nódulos – sobretudo nas que falam muito e demasiado alto -, mas os homens também podem ser afetados.
Dúvidas relacionadas
Hirsutismo – Sintomas
Para lá da distribuição de pelo com características masculinas, as mulheres podem apresentar calvície típica do sexo masculino, uma voz grave, atrofia mamária, aumento massa muscular e hipertrofia do clítoris.
Mania – Doenças e Tratamentos
Mania é, para a psiquiatria, um distúrbio mental caracterizado pela alteração de pensamento, com alteração comportamental dirigido, em geral, para uma determinada ideia fixa e com síndrome de quadro psicótico grave e agudo, característico, embora não exclusivo (mania secundária), do transtorno b
Quem teve meningite pode doar sangue?
Sim, quem teve meningite pode doar sangue. Porém, é preciso esperar 6 meses após a cura total da meningite e não ter nenhuma sequela para fazer a doação de sangue.
Usei a pílula do dia seguinte e tomei bebida alcoólica, corta o efeito?
Não. O uso de álcool não altera a eficácia do anticoncepcional de emergência ou, como é conhecido, pílula do dia seguinte. Seja cerveja, vinho, ou outro tipo de bebida, não havendo exagero ou vômitos, a medicação funciona da mesma forma.