O que causa o mau hálito e como acabar rápido?
Dúvidas relacionadas
Dermatite atópica – Sintomas
Esta dermatite pode, na primeira infância, atingir toda a superfície corporal, mas poupa em geral a região das fraldas; durante a segunda infância ocorre preferencialmente nos membros, com particular destaque nas superfícies flexoras. Na idade adulta as lesões localizam-se nas mãos e pés, nas zonas flexíveis dos membros e na região cervical. A pele nestas zonas torna-se mais grossa, áspera e escurecida. Embora se tenda a localizar nestas regiões, a dermatite atópica pode generalizar-se, atingindo grandes áreas corporais. O ato de coçar pode causar escoriações na pele e infeção secundária.
Passada a infância, pode ocorrer a eliminação total das lesões mas, geralmente, a doença tem curso crónico, com períodos de melhoria e de agravamento. É comum, após o desaparecimento da dermatite atópica, ocorrer a substituição desta por uma das outras formas de apresentação da atopia (asma ou rinite). Outra característica da pele nestes casos é a sua maior tendência para secar, o que pode também dar origem à sensação de prurido e à descamação. O stress emocional pode desencadear períodos de exacerbação.
Discalculia – Sintomas
Na identificação de números (visual e auditiva)
Em estabelecer uma correspondência recíproca (contar objetos e associar um número a cada um)
Em perceber conjuntos e quantidades
No cálculo
No entendimento do conceito de medida
Na aprendizagem das horas
Na compreensão do valor das moedas
No entendimento da linguagem matemática e dos símbolos
Em resolver problemas orais
A discalculia pode associar-se a uma deficiente organização visuo-espacial e integração não verbal (as crianças não conseguem distinguir rapidamente as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos), a dificuldades em observar grupos de objetos e dizer qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular distâncias, a distúrbios ao nível da imagem corporal, a desorientação (na distinção esquerda-direita), na perceção social e na realização de julgamentos e a um desempenho em testes de inteligência superior nas funções verbais comparativamente às funções não verbais.
As crianças com perturbações da aprendizagem podem ter mais dificuldades em compreender e seguir instruções, em recordarem o que lhes é dito, exibem má coordenação na marcha, no desporto ou, até, em gestos simples como segurar um lápis, perdem facilmente ou arrumam mal os livros e os trabalhos de casa, não entendem bem o conceito de tempo, tendem a ser renitentes na realização de tarefas que envolvem leitura, escrita ou matemática e podem apresentar um comportamento hostil ou de desafio em relação a esses deveres.